Através dos restos e objetos do passado que chegaram até eles, os arqueólogos voltam no tempo usando o material como um índice de avanços tecnológicos e escolhas culturais do homem, desde os tempos pré-históricos.
O estudo de materiais e o desenvolvimento de técnicas criativas é, portanto, uma ciência crucial para a compreensão dos marcos na história da humanidade. Desde o início da arqueologia, a região de Hauts-de-France, pioneira da disciplina, trouxe sua parcela de notáveis descobertas.
A exposição reúne uma antologia desse patrimônio arqueológico regional, da Idade da Pedra ao período contemporâneo, marcada pela arqueologia dos conflitos.
Valorizando a riqueza e a diversidade das coleções dos museus de Hauts-de-France
Inaugurado no território em que o museu está localizado, o Pavilhão de Vidro é o local ideal para realçar a riqueza e a diversidade das coleções de museus de Hauts-de-France.
Resultado de uma mobilização sem precedentes das autoridades regionais da arqueologia (DRAC-Serviço Regional de Arqueologia, operadores arqueológicos e museus), a exposição “Matières du temps” é registada com bastante naturalidade.
Visão geral da diversidade de descobertas feitas no território por 150 anos
O objetivo da arqueologia é estudar as sociedades humanas do passado (habitação, artesanato, consumo, espiritualidade…) através dos testemunhos materiais (vestígios e objetos) que sobreviveram ao tempo.
Esta exposição dá uma visão geral da diversidade e riqueza das descobertas feitas no território por 150 anos.
Materiais, formas e técnicas oferecem uma visão de seus usos ao longo do tempo, cujo estudo, ainda em andamento, é resultado do trabalho de várias gerações de arqueólogos amadores ou profissionais, todos apaixonados por sua região e sua história.
Uma cenografia transversal
São poucas as oportunidades para descobrir tal patrimônio, também a cenografia do Pavilhão de Vidro foi completamente redesenhada para apresentar de forma transversal e nas melhores condições o patrimônio arqueológico da região.
Provenientes das coleções do Estado e das autoridades locais, e por razões de integridade cronológica, os materiais arqueológicos apresentados – cerâmica, pedra, metal, tablete, vidro, gesso pintado – cobrem o período da pré-história até o século XX.
Clique aqui para saber mais sobre esta exposição.
Informações práticas
Data: 01 de dezembro de 2018 até 20 de maio de 2019.
Tarifa: entrada gratuita
Local com estacionamento gratuito e ônibus circular gratuito saindo do centro da cidade (Lens) até o museu.
Para entrar em contato com o museu clique aqui.
Fonte: Louvre Lens