Fase 2 do desconfinamento na França

Trouxemos para vocês algumas informações sobre a segunda fase do processo de desconfinamento na França, conforme conversamos ontem em nossa live, em especial sobre os anúncios do primeiro ministro da França, Édouard Philippe, à partir de 2 de junho.

Falamos então das regras de desconfinamento, já iniciadas no dia 11 de maio e que abrandam à partir de 2 de junho.

“Os resultados são bons em termos de saúde, mesmo se permanecermos cautelosos”, disse o primeiro-ministro Édouard Philippe na quinta-feira, 28 de maio. Essa palavra de encorajamento precedeu a apresentação da fase 2 do desconfinamento, que entrará em vigor a partir de 2 de junho. O governo decidiu afrouxar um pouco mais o confinamento, principalmente no setor de turismo, ansioso para receber turistas, ao menos em parte do verão. O que devemos lembrar deste pronunciamento ?

No novo mapa: Ile-de-France está em laranja.

O mapa de desconfinamento foi atualizado. Não há mais departamentos em vermelho. Île-de-France, Guiana e Mayotte ficam alaranjadas (maior vigilância), uma situação que envolve um menor desconfinamento em todos esses territórios. Os outros departamentos permanecem ou mudam para verde.

Entre as medidas mais aguardadas a medida que a temporada de verão se aproxima, o primeiro-ministro suspendeu a proibição de viajar mais de 100 km de suas casas. Os franceses poderão começar a viajar novamente para além deste círculo em todo país.

Para viagens na Europa.

“Na Europa, a epidemia está desacelerando é por isso que a França será a favor da reabertura das fronteiras internas da Europa à partir de 15 de junho, se a situação da saúde permitir”- a menos que seja necessário estabelecer isolamento por medida de reciprocidade. Itália, Espanha e até Grécia já pediram a volta de visitantes estrangeiros.

Para viagens fora da Europa, será necessário esperar mais, pois “o vírus ainda circula ativamente em certas partes do mundo”. “Decidimos avaliar até 15 de junho, com todos os países europeus, se nossas fronteiras fora da Europa devem ou não reabrir, para quais nacionais, de quais países e com que termos”. O secretário de Estado do Turismo, Jean-Baptiste Lemoyne, fez campanha na terça-feira pela coordenação européia.

Quanto a cafés, bares, restaurantes.

Se várias empresas reabriram em 11 de maio, cafés, bares e restaurantes mantiveram as portas fechadas. Eles estão autorizados a reabrir suas portas a partir da próxima terça-feira nos departamentos verdes, respeitando as condições sanitárias validadas pela profissão: uso da máscara obrigatória, no máximo 10 pessoas por mesa, a um metro de distância entre as mesas …

Nos departamentos da zona laranja, apenas os terraços de cafés, bares e restaurantes podem reabrir. A situação pode evoluir na fase 3 do desconfinamento, que começará em 22 de junho.

Sobre acampamentos, clubes, acampamentos (campings).

Principal modo de acomodação no verão na França, os 8.000 acampamentos franceses estão ansiosos para retomar suas atividades. O alojamento turístico, como vilas e parques de campismo, começará a funcionar no dia 2 de junho na Zona Verde, disse Edouard Philippe. Mas apenas em 22 de junho na zona laranja. Os parques de lazer podem retomar o serviço após o fim de semana de Pentecostes na zona verde (com uma “capacidade máxima de 5000 pessoas”), 22 de junho, o mais cedo possível na zona laranja. Os parques e jardins reabrem em todo o território. Praias, lagos, lagos, museus e monumentos também.

Como sinal da cautela do governo, os comícios permanecerão “limitados a 10 pessoas” no espaço público. Os eventos culturais e esportivos permanecerão suspensos “e as discotecas, salas de jogos, estádios e pistas de corrida permanecem tão fechadas ao público até pelo menos 22 de junho. Outras informações a serem lembradas: “Em todos os departamentos, os acampamentos de verão poderão reabrir a partir de 22 de junho”.

As decisões anunciadas seguem o Conselho de Defesa presidido por Emmanuel Macron, realizado de manhã, para preparar o programa para a segunda fase do deconfinamento. Uma terceira fase está prevista para início dia 22 de junho.

* Até quinta-feira passada, quatro regiões (Grand Est, Borgonha-Franche-Comté, Altos da França, Ilha de França) e Mayotte permaneciam coloridas em vermelho no mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 8 =