A edição de 2018 já tem data marcada!
De luminárias tradicionais até espetáculos visuais e interativos em toda a cidade, presenciar o Festival das Luzes de Lyon, que vai dos dias 6 a 9 de dezembro é uma necessidade absoluta para quem quer descobrir Lyon.
Origem do Festival
No dia 8 de setembro de 1852, enquanto a cidade se preparava para celebrar a instalação de uma estátua da Virgem Maria na Capela do Monte Fourvière, a cerimônia teve que ser abandonada quando o Rio Saône quebrou suas margens e começou a transbordar. Por causa deste imprevisto, as festividades ganharam uma nova data: seriam retomadas dia 8 de dezembro do mesmo ano.
Quando o grande dia chegou, as fortes chuvas ameaçaram as iluminações planejadas, mas, quando a noite chegou, os céus clarearam e os habitantes locais colocaram espontaneamente pequenas lanternas (conhecidas como “lumignons”) nos seus peitoris da janela – o Festival das Luzes nasceu!
Desde então, o ritual é repetido todos os anos – o povo de Lyon decora suas janelas e varandas com milhares de pequenas luzes. Nos últimos dez anos, o festival se transformou em um evento urbano de destaque, nascido do desejo de criar um festival que unisse todas as pessoas de Lyon e continuasse a celebrar a iluminação da cidade.
Desde então, todos os anos, por quatro noites em torno de 8 de dezembro Lyon torna-se o centro das atenções com artistas de todo o mundo, performances e shows de luz criando designs únicos que atraem milhões de visitantes.