Apesar do contexto inflacionário, as férias de primavera e os fins de semana prolongados de maio foram um sucesso, e os destinos franceses registraram aumentos de atendimento em relação a 2022 (+15% de atendimento durante as férias da Páscoa – 8 de abril a 8 de maio ) . A presença excecional de quatro possibilidades de “pontes” ou fins-de-semana prolongados, face a duas no ano passado, teve um efeito benéfico nas saídas francesas e, consequentemente, um escalonamento das saídas e reservas de dormidas.
A frequência durante as férias da Páscoa (8/04 a 8/05)
Entre 8 de abril e 8 de maio, ou seja, o período de férias da Páscoa, incluindo os fins de semana de 1 e 8 de maio, de acordo com o sistema de monitoramento de clientes de telefonia móvel Flux Vision Tourisme / ADN Tourisme, há um aumento de quase 15% nas dormidas na França por residentes franceses , ou seja, 103,6 milhões de dormidas em relação a 2022. No mesmo período, o atendimento estrangeiro também aumentou em média 15%.
Neste mesmo período, os destinos rurais e litorâneos foram os mais procurados: as visitas francesas ao litoral aumentaram, dependendo do destino, de 6% a 14% em relação a 2022. Para os clientes estrangeiros, os destinos preferidos foram o litoral e espaços urbanos, registrando taxas de progresso satisfatórias. Quase 3 em cada 5 destinos estimam que a participação nas férias de primavera 2023 é maior do que nas férias de primavera 2022.
Presença nos fins de semana prolongados de maio
Só no fim de semana da Ascensão, houve uma queda de 9% no número de dormidas em relação a 2022 (turistas franceses e internacionais juntos) . Se observarmos uma queda na assistência francesa durante o fim de semana da Ascensão em relação a 2022, isso deve ser colocado em perspectiva com o excelente resultado do ano anterior, que se explica pela presença de duas pontas estendidas em 2022, contra quatro neste ano. Em 2023, os franceses, portanto, não concentraram suas partidas apenas nos finais de semana da Ascensão e Pentecostes como no ano passado.
No fim de semana de Pentecostes, a presença francesa aumentou +1% em relação aos resultados de 2022 e atingiu 14,3 milhões de dormidas de turistas . A frequência estrangeira é ligeiramente inferior (-2%) em comparação com 2022.
Um mês de maio favorável para o alojamento turístico
Nos hotéis ao ar livre, de 1 a 28 de maio, os volumes de dormidas aumentaram face a 2022, com um aumento de 20% no atendimento. Enquanto a afluência doméstica aumentou acentuadamente (+15%), o setor de alojamento ao ar livre tem tido uma adesão internacional muito boa, impulsionada em particular por belgas e alemães. Os destinos costeiros, em particular, tiveram um desempenho superior ao longo do período (+29% para o litoral rural, +28% para o litoral urbano).
No setor hoteleiro como um todo, as taxas de ocupação voltaram aos níveis de 2019, com fortes desempenhos do setor hoteleiro urbano em particular. Além disso, a receita por quarto aumentou 5,4% em relação a 2022 e 21,6% em relação a 2019, ano de referência para o setor.
Fonte: ADN Tourisme