Agora é oficial. Na quarta-feira, 24 de julho, o Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 aos Alpes franceses.
Como esperado, os membros do COI votaram (84 votos a favor, 4 contra e 7 abstenções) pela atribuição, “sob condições”, dos XXVI Jogos Olímpicos de Inverno aos Alpes franceses.
Sozinha na corrida após as deserções da Suécia e da Suíça, a França deve agora apresentar “garantias financeiras”. No processo, Emmanuel Macron indicou que iria “pedir ao próximo primeiro-ministro não só que incluísse esta garantia, mas também que promulgasse uma lei olímpica”.
32 anos depois de Albertville
Enquanto Paris acolhe os Jogos Olímpicos esta semana pela segunda vez na sua história, as regiões Auvergne-Rhône-Alpes e Provence-Alpes-Côte d’Azur deverão partilhar os eventos de inverno dentro de seis anos.
“Pela primeira vez, não é uma cidade, mas toda uma cordilheira designada para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno”, comenta Jean-Luc Boch, presidente da Associação Nacional de Prefeitos de Resorts de Montanha.
Os Alpes franceses já acolheram os Jogos Olímpicos de Inverno três vezes no século passado: em Chamonix (Alta Sabóia) em 1924, em Grenoble (Isère) em 1968 e em Albertville (Sabóia) em 1992.
Se você está interessado em organizar uma viagem para a França, entre em contato por e-mail com a agência especializada no destino, a Turismo Francês® www.turismofrances.com ou contato@turismofrances.com.