Em poucos dias o governo finalmente publicará uma lista dos países verdes, laranja e vermelhos. Este código de cores corresponde a diferentes formalidades dependendo da situação de saúde de cada destino. É o início do retorno das viagens dos franceses fora da comunidade Européia.
A França está preparando um sistema de classificação tricolor para os países não europeus de acordo com a intensidade da epidemia de covid-19. No que diz respeito à reabertura das fronteiras, “continua o trabalho” na França entre os vários ministérios, bem como a nível europeu, afirmou Jean-Baptiste Lemoyne durante um comunicado na manhã da última sexta-feira, dia 28 de maio.
“Devemos finalizar a tabela dos países verde-vermelho-laranja e as condições de acesso ao território”, acrescentou o Secretário de Estado do Turismo. “Tenho esperança de que tudo isso esteja pronto até meados da próxima semana”, ao entregar “um manual” aos viajantes.
A lista ainda está em estudo
As condições de entrada serão então especificadas, que é o que os profissionais de viagens esperam. “Quando você vem de um país vermelho, é provável que os motivos convincentes permaneçam”, explica Jean-Baptiste Lemoyne. Ao voltar de um país verde, em termos de saúde, “um simples PCR ou teste de antígeno pode ser suficiente. As arbitragens ainda estão em andamento e estudo. Saber que a União Européia concordou com uma lista inicial de alguns países verdes (Austrália, Cingapura, Tailândia, etc.)… em sua maior parte fechada para visitantes franceses. Do lado das Agências de Viagens, olhando internacionalmente, os profissionais notam uma recuperação, sem conseguirem recuperar o atraso acumulado.
Em matéria de mobilidade internacional, as negociações são por vezes difíceis entre países vizinhos. “Nas listas, queremos um máximo de coordenação europeia” ao nível das fronteiras fora do espaço europeu. “Os estados membros, no entanto, permanecem soberanos. Vejo claramente a tentação de alguns Estados de se abrirem muito rapidamente, em particular os Estados do Sul da União Europeia. É aqui que talvez sejamos levados a notar nuances ou mesmo divergências de abordagem. A França, pretende estar vigilante, principalmente diante da variante indiana. Isso é evidenciado pelas novas formalidades de entrada para viajantes do Reino Unido e o retorno do motivo convincente. Em resumo, a lista da UE e a da França podem ser ligeiramente diferentes.
França X Estados Unidos: reciprocidade não é um pré-requisito
Em matéria de viagens entre França e Estados Unidos, as negociações não acabaram, acrescenta o secretário de Estado do Turismo.
“Estamos trabalhando muito para oferecer uma solução muito concreta, em particular para os cidadãos americanos vacinados, então com um passe especial, eu diria”, declarou o Presidente da República Emmanuel Macron, durante entrevista ao canal americano CBS no último dia 18 de abril. A França quer, portanto, receber visitantes americanos.
Um bom começo para a França
Jean-Baptiste Lemoyne faz também um balanço das perspectivas para o destino França, na sequência de uma reunião da Comissão do Setor do Turismo no dia 28 de maio.
Com o desconfinamento no último dia 19 de maio, os franceses estiveram ao encontro de restaurantes nesta primavera. Por outro lado, do lado da hotelaria, a recuperação é mais gradual. “Em maio, a taxa de ocupação chegou a 32,5%, contra 10% em 2020 e 69% em 2019. Paris, que tradicionalmente recebe uma grande clientela internacional, é de apenas 20%. As pousadas e campings, por sua vez, registraram bons desempenhos. Os fornecedores da base doméstica responde bem, é o que sempre falamos aqui no blog, o turismo regional é o primeiro a sentir o retorno gradual dos turistas. Já para o turismo internacional, existem restrições de acordo com o destino.
As viagens para o exterior
Particularmente nós do blog R4PBrazil entendemos ser desnecessária qualquer tipo de viagem durante estes tempos de pandemia, seja viagens à trabalho ou a lazer.
Para auxílio na sua próxima viagem à França, consulte o Turismo Francês por e-mail contato@turismofrances.com ou WhatsApp (11) 958-644-441.