Teste de Covid-19 para todos que pretendem visitar a Ilha da Reunião, Guadalupe e Martinica, ilhas da França, uma formalidade considerada imprescindível com o avanço da variante Omicron. Por isso, no decreto datado de 24/12/2021, todos os passageiros que viajarem para esses destinos franceses deverão apresentar teste negativo, PCR ou antígeno, inferior a 24 horas no embarque, estejam vacinados ou não.
Entrará em vigor na terça-feira, 28 de dezembro
Essa formalidade entrará em vigor na próxima terça-feira, 28 de dezembro, segundo informou os ministérios do Exterior, Saúde e Transporte em nota de imprensa do dia 24 de dezembro. Aplica-se tanto da França como de todos os países estrangeiros.
A medida é necessária “para proteger os territórios ultramarinos da nova onda epidémica sob o efeito da variante Omicron e para limitar a circulação do vírus no contexto de um forte recomeço das contaminações em França”, acrescenta o comunicado de imprensa.
✈️ Nouvelle modalité de déplacement depuis l’hexagone ou l’étranger vers les Outre-mer à partir du 28 décembre.
🔴 Obligation de présenter un test PCR ou antigénique négatif de moins de 24h à l’embarquement. pic.twitter.com/9VPJXiLRWG
— Ministère des Outre-mer (@lesoutremer) December 24, 2021
A França não pretende introduzir um teste para todos os viajantes que chegam à França metropolitana. Foi essa a mensagem do presidente em um tweet, postado em 16 de dezembro, ao menos entre os Estados-membros da União Europeia.
Face aux variants du virus, nous devons continuer d'agir en Européens. Les personnes vaccinées n'auront pas à réaliser de tests pour voyager entre les pays membres de l'Union européenne.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 17, 2021