Embora os moradores tenham optado pela não reabertura, pelo menos por enquanto, o governo local anunciou no último dia 19 de novembro que as fronteiras serão reabertas dia 03 de fevereiro de 2022, com a autorização dos voos da companhia aérea Latam.
Atualmente pouco mais de 70% da população local já está 100% completamente vacinada, e até fevereiro de 2022 estima-se que 80% da população esteja com o ciclo vacinal completo. A reabertura coincidirá com a festa anual Tapati, que este ano foi realizada sem visitantes.
O destino é ponto certo para escala até As Ilhas de Tahiti. E pensando não só na reativação do turismo, que é muito importante, mas também na conectividade necessária que a comunidade necessita, será muito bom não comente para a Ilha de Páscoa, mas também para a população, e como dissemos, as Ilhas de Tahiti que beneficiam de voo da Latam via Ilha de Páscoa.
Muitas famílias de origem dos cinco arquipélagos franceses tem descendentes no município de Rapa Nui, por exemplo. Reaproximar essas pessoas também é algo importante para o governo. Aliás, desde 20 de março de 2020 a ilha não recebe turistas, e um retorno é visto com bons olhos pelo setor do turismo. As medidas sanitárias serão mantidas, ainda não temos informação das exigências que serão impostas.
Esperamos que essa reabertura possa em breve trazer consigo, o retorno dos voos com conexão para As Ilhas de Tahiti.
Fonte: Municipalidad de Isla de Pascua | Imagem: IG @tapati_rapanui