Montpellier, cidade francesa com mais de mil anos de história é a capital da região francesa do Languedoc-Roussillon. O nome Montpellier provém de “mont pelé” ou monte pelado, em função de sua escassa vegetação. A sua população é estimada em 230 mil habitantes mas passa de 460 mil com os arredores. Montpellier é claro famosa pela Universidade de Montpellier e a cidade também abriga um campus. Apesar da idade, é uma cidade com muitos jovens e a noite ferve.
Um dos lugares que deve-se visitar quando for passar por Montpellier é o Museu Fabre, que abriga uma coleção de arte excepcional, que abrange do século XV até o XXI de Veronese a Soulages, desde a Renascença até a Arte Contemporânea.
Localizada no mediterrâneo, no meio do caminho entre a Riviera Francesa e a Espanha, Montpellier é uma cidade simpática onde os estudantes formam quase um terço da população de 264 mil habitantes. A presença do público jovem a tornou uma cidade com entretenimento 24 horas que recebe vários festivais ao longo do ano.
A arquitetura medieval, as praças amplas, os parques verdes e as fontes são alguns dos destaques. Seus 120 km de ciclovias e as quatro linhas de bondinho a tornam agradável de explorar. Alugar uma bicicleta, por exemplo, é fácil (a VéloMagg está por toda parte), com mais de mil pontos seguros na cidade para estacioná-las.
Montpellier e sua regiao contam com varios lugares esplendorosos dos quais 6 sao inscritos ao patrimonio mundial pela UNESCO, a menos de 2 horas de carro:
Saint-Guilhem-le-Désert:
Situado em um ambiente selvagem de uma beleza impressionante, essa pequena cidade medieval possui a abadia mais bela do Hérault: a abadia de Gellone, construída no século 11.
Carcassonne
Desde 1998, Carcassonne está incluída na relação da Unesco das cidades consideradas como Patrimônio Mundial. Ela é a cidade medieval mais bem conservada da Europa,com suas muralhas paralelas e suas numerosas torres.
Locais a serem visitados em Carcassonne:
Castelo Comtal: No coração da Cidade Medieval de Carcassonne (séculos XII/XIII)
Cidade Medieval: cidade com uma muralha dupla, cada uma delas com 26 Torres. Suas origens remontam aos séculos XII e XIV.
Basílica de Saint Nazaire: Suas origens são dos séculos XII e XIV.
A catedral de Saint-Michel, de estilo gótico languedócio: Construída no fim do século XIII, tornou-se catedral em 1803.
Os castelos cátaros
Tornaram-se um símbolo das movimentadas histórias do Languedoc, as cidadelas cátaras são um patrimônio comovente devido à sua história trágica e o esplendor dos locais. Picos rochosos desolados, colinas áridas e solitárias, foram chamadas de ‘cidadelas de vertigem’.
O Canal do Midi
Servindo como a ligação natural de comunicação entre o Mediterrâneo e o Atlântico, o canal do Midi, com 240 km de extensão, possui 64 eclusas, 55 aquedutos, 7 pontes-canal e 126 pontes em arco. É uma obra magnífica, tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO e que permite descobrir os vinhedos e as pequenas cidades do Midi.
Nîmes
Cidade célebre por seu patrimônio da antiguidade e sendo também uma cidade atual, apresenta um contraste entre os monumentos romanos e as recentes obras de arquitetura de Norman Foster, Philippe Stark, etc.
Visitar:
As Arenas: anfiteatro romano construído no fim do século 1º, com capacidade de abrigar 23.000 pessoas.
Maison Carrée: principal templo do fórum da cidade galo-romana.
Porta de Augusto: construído no início da via romana (Via Domitia)
Templo de Diana: último vestígio aparente do santuário galo-romano
Torre Magna: Posto de vigilância pré-romana sobre a qual foi construída a torre, sendo integrada às muralhas romanas.
Carré d’Art – museu de arte contemporânea – coleção que ilustra o período dos anos 60 até a época atual.
A Ponte do Gard
Obra romana pertencente a um aqueduto de 50 metros de comprimento.
Alguns lugares para ver em Montpellier são:
1- Centro histórico
Place de la Comédie, em Montpellier, principal ponto turístico da cidade.
2- Esplanade Charles de Gaulle
3- Musée Fabre: O Musée Fabre (39, Boulevard Bonne Nouvelle) é um dos maiores museus de arte da França.
Contato e Fonte:
Montpellier Tourist Office – 30, allée Jean de Lattre de Tassigny
34000 Montpellier – France
Tel. +33 (0)4 67 60 60 60 – Fax +33 (0)4 67 60 60 61
contact@ot-montpellier.fr