Medidas irão durar 4 semanas
O primeiro-ministro Jean Castex e o ministro da Saúde Olivier Véran tomaram a palavra mais uma vez, hoje dia 18 de março de 2021, para anunciar novas restrições de saúde para tentar conter a pandemia de covid-19, especialmente para Ile-de-France e em Hauts- de-France, bem como para os departamentos limítrofes dessas regiões.
Jean Castex falou: “A observação que podemos fazer confirma nossos temores. A epidemia está se acelerando rapidamente. O número de casos aumentou 23,8% em uma semana, o que é cada vez mais semelhante a uma terceira onda” .
A variante britânica diz respeito a 3/4 das contaminações.
Duas regiões cruzaram ou irão cruzar os limiares de alerta, especificou o primeiro-ministro: a Ile-de-France, onde a incidência é de 446, um aumento de 23% em uma semana, a pressão hospitalar atingiu um nível muito alto. É mais do que o pico do 2ª onda.
Em Hauts-de-France, a taxa de incidência atinge 381, o limiar de 400 casos
Nestes territórios, novas medidas devem intervir: “a contenção do fim de semana teve efeitos reais, mas durante algumas semanas foi insuficiente nos Alpes-Marítimos e Pas-de-Calais para quebrar fortemente a dinâmica da epidemia.”
Diante da aceleração do vírus e da pressão dos serviços hospitalares, devem ir mais longe e implementar medidas mais exigentes
A contenção é decretada por quatro semanas para 8 departamentos de Ile-de-France, 5 departamentos de Hauts-de-France, Seine-Maritime, Eure e Alpes-Maritimes .
Estas novas medidas serão implementadas a partir da meia-noite de sexta-feira e durarão 4 semanas. Escolas e faculdades permanecerão abertas. O ensino médio vai para 50% da capacidade.
Será possível praticar esportes em um raio de 10 km ao redor de sua casa, sem limite de tempo mas com certificado. As viagens inter-regionais serão proibidas nos 16 departamentos em questão, exceto por razõesimprescindíveis ou profissionais.
O horário de início do toque de recolher será alterado das 18h às 19h a partir de sábado para todos os departamentos.
Jean Castex anunciou mais uma vez os objetivos em termos de vacinação: 10 milhões de pessoas vacinadas em meados de abril, 20 milhões em meados de maio e 30 milhões em meados de junho.
L'éducation est fondamentale pour nos enfants.
Comme l'a annoncé @JeanCASTEX, les écoles, collèges et lycées resteront ouverts.
👉 Les lycées des départements concernés par les nouvelles mesures sanitaires passeront en hybride
👉 La pratique sportive des mineurs sera assouplie pic.twitter.com/XJs1Z3512g— Jean-Michel Blanquer (@jmblanquer) March 18, 2021
Fonte: Jean Castex Twitter e entrevista.