O Hotel Intercontinental Lyon – Hôtel Dieu

Você já conhece este hotel em Lyon? Somos embaixadores da cidade aqui no Brasil e decidimos falar um pouco mais sobre esse estabelecimento que se estabeleceu como a nova referência em hotéis de luxo na cidade. Um endereço reservado para clientes de lazer sofisticados e viajantes a negócios também.

Por que escolher este hotel?

É um edifício icônico em Lyon, só por isso já vale a escolha. Não apenas porque com sua fachada de 280 metros interrompida por uma cúpula central, o Grand Hôtel Dieu, erguido no século 18 por Soufflot (o arquiteto do Panthéon em Paris) ilumina a península e as margens do Ródano. Ele também ocupa um lugar especial no coração dos Lyonnais, onde muitos nasceram e foram cuidados.

O vídeo a seguir mostra bem o que estamos falando sobre esse hotel:

 

Fechado em 2010, o edifício renasceu ao receber o Intercontinental após quatro anos de trabalhos e restauros, o maior projeto de reforma de um edifício histórico na França. As fachadas em forma de claustro e os pátios interiores recuperaram sua brancura brilhante. As camas dos pacientes deram lugar a 144 quartos de 5 * decorados por Jean-Philippe Nuel. Por respeito à atmosfera monástica, o arquiteto imaginou um “luxo humilde e contido”, destacando a dualidade do edifício cujo exterior monumental contrastava com a sobriedade dos espaços interiores que recebiam doentes, mendigos e peregrinos.

Os quartos estão distribuídos em três níveis, metade dos quais com vista para o Ródano. Candeeiros dourados e tecidos elegantes iluminam os tons suaves (marrom, ocre, cinza, azul…) e os móveis sóbrios. Os menores (28 a 35 m2) têm vista para os pátios ou jardins históricos. Com janelas enormes, com vista para o Ródano (mesmo que uma avenida muito movimentada separa o hotel do rio), as 28 suítes duplex (45 a 55 m²) impressionam com seus volumes, com um pé direito de 7 m. original: a sala fica no piso superior e o quarto no andar inferior!

Sua clientela é composta por 60% dos viajantes de negócios, está equipado com um centro de conferências, L’Académie (1.500 m2): 12 salas de reuniões com luz natural, incluindo uma plenária (460 pers. em teatro). O pátio de Saint-Louis ou a suíte presidencial (210 m2) também podem ser usados ​​como pano de fundo para apresentações, coquetéis e jantares.

O Intercontinental ocupa apenas parte do Hôtel-Dieu. O terreno de 2,2 hectares pretende tornar-se um novo espaço de vida, aberto a todos. Já abriga escritórios, lojas e restaurantes e também La Cité Internationale de la Gastronomie. Sua ambição será aprimorar os negócios e o know-how culinária.

O hotel possui uma sala de fitness, mas não possui piscina ou spa, impossíveis de se enquadrar em áreas classificadas como patrimônio. Os hóspedes podem aproveitar os serviços do Tigre Yoga Club & Spa (hammam, sauna, massagem), localizado a algumas dezenas de metros dentro das paredes do Grand Hôtel-Dieu.

Trata-se de um endereço de prestígio que faltava em Lyon.

Consulte sempre o Turismo Francês, uma operadora ou um agente de viagens de sua confiança para organizar a sua próxima ida à França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =