O que está acontecendo entre os meses de Março e Abril em Paris?

Esportes, exposições, festivais, feiras e espetáculos de todo tipo. Mil ideias para curtir a cidade !

Em março e abril se festeja o retorno da primavera e a capital vive ao ritmo de novos eventos! Grandes provas esportivas, novas exposições, atividades infantis, manifestações populares, a escolha é vasta. Da Art Paris Art Fair ao Mês da fotografia do Grand Paris, passando pela meia-maratona de Paris – a Fitbit, ou ainda a abertura do complexo cultural La Seine Musicale na Île Seguin, eis uma lista dos acontecimentos imperdíveis.

Para começar o mês com o pé direito, quem gosta de correr pode se inscrever na Fitbit meia-maratona de Paris. Largada dia 5 de março no bois de Vincennes. Cerca de 40 mil participantes são esperados para o trajeto de 21,1 km. Dia 16 de março é a vez do monumento mais emblemático da capital entrar na corrida: a Verticale de la Tour Eiffel. O desafio? Subir os 1.665 degraus da Dama de ferro o mais rápido possível.

Abril não deixa a desejar. Dia 9, uma das mais famosas corridas do mundo, a Schneider Electric Marathon de Paris, festeja sua 41a edição. Em 2016, ela contou com a participação de 57 mil atletas. O percurso, de 42,195 km, passa por todos os lugares turísticos da capital, a avenida Champs-Elysées, a place de la Concorde, a torre Eiffel, entre outros.

Os apaixonados por cavalos têm encontro marcado de 17 a 19 de março para a 8a edição do Saut Hermès, o prestigioso concurso de salto de obstáculos que reúne os melhores cavaleiros do mundo, no Grand Palais. Em março e abril, começo da temporada Dimanches au Galop nos hipódromos de Auteuil e Saint-Cloud.

A última rodada do Tournoi des Six Nations 2017 de rugby acontece no Stade de France. Dia 18 de março, a França enfrenta o País de Gales.

Aviso aos fãs de Bruce Lee: o 32° Festival des Arts martiaux abre suas portas dia 25 de março no AccorHotels Arena. Dez mil espectadores são esperados este ano !

EXPOSIÇÕES

A primavera é rica em exposições e as grandes manifestações artísticas se sucedem.

No museu Jacquemart-André, de 3 de março a 10 de julho, a mostra De Zurbarán à Rothko… La Collection Alicia Koplowitz reúne cerca de cinquenta obras de primeira linha da coleção de Alicia Koplowitz. Algumas serão apresentadas pela primeira vez ao público.

Pouco tempo depois, outro grande evento de 2017 desponta no horizonte das artes.
O Grand Palais vai homenagear o centenário da morte do escultor Rodin com a exposição monumental Rodin. L’exposition du centenaire, de 22 de março a 31 de julho.
Paralelamente, a partir de 14 de março o Museu Rodin comemorará esse centenário com a exposição Regards croisés, carta branca dada à Anselm Kiefer.

A partir de 5 de abril, o museu l’Orangerie recebe obras primas da pintura ocidental e oriental, do Impressionismo à Abstração, da coleção Chefs-d’œuvre du Bridgestone Museum of Art de Tokyo, Collection Ishibashi Foundation. São telas de grandes artistas como Monet, Renoir, Caillebotte, Cézanne, Matisse, Picasso, Pollock ou ainda Shiraga.

Picasso continua em cartaz com duas novas exposições inauguradas na primavera.
Primeiro, o museu Picasso explora a influência da primeira mulher do artista, a dançarina Olga Khokhlova, sobre a obra do mestre. Olga Picasso estará em cartaz a partir de 21 de março.
Já o museu Quai Branly – Jacques Chirac analisa a relação de Picasso com as artes não ocidentais, através da exposição Picasso primitif, a partir de 28 de março.

A arte francesa do século 18 será exposta no Petit Palais, com dois eventos paralelos: Le Baroque des Lumières. Chefs-d’œuvre des églises parisiennes, a partir de 21 de março, revela a arte dos edifícios religiosos da capital. De Watteau à David, la collection Horvitz reúne 250 telas, desenhos e esculturas realizadas naquele período, originários da rica coleção do norte-americano Jeffrey Horvitz.

E como a primavera desponta nesta época, outros eventos celebram a natureza.
A partir de 15 de março, descubra a exposição Jardins, no Grand Palais. De Dürer a David, passando por Monet, Cézanne, Picasso ou Magritte, a mostra propõe um percurso artístico em imersão total na arte da paisagem, da Renascença aos dias de hoje.

A partir de 16 de março, o museu Luxembourg Sénat revela, graças ao evento Pissarro à Eragny. L’anarchie de la nature, os últimos anos que este mestre do Impressionismo passou no vilarejo da região Val-d’Oise.
O museu d’Orsay também se interessa pela natureza, mas em sua dimensão mística. Au-delà des étoiles. Le paysage mystique de Monet à Kandinsky, a partir de 14 de março, o convida para um passeio de iniciação através de obras de Gauguin, Denis, Hodler, Klimt, Munch, Van Gogh e de pintores canadenses como Tom Thomson e Emily Carr.

No Grand Palais, direção Índia, para uma mostra cintilante, que reúne joias suntuosas, do período Mogol até os dias de hoje. Des grands Moghols aux Maharajas. Joyaux indiens de la collection Al-Thani, estreia dia 29 de março.

E a partir de 27 de abril, a mítica cantora Dalida será homenageada por ocasião do aniversário de sua morte. O Palais Galliera vai exibir suas mais belas roupas, assinadas por estilistas como Carven, Balmain ou Yves Saint Laurent na mostra Dalida.

FOTOGRAFIA

Abril abre espaço para a oitava arte com o evento Mois de la photo du Grand Paris. Organizada pela primeira vez em 1980, esta mostra foi repaginada para a edição 2017: novo nome, novas datas, novos territórios…

E, a partir de 26 de abril, no Centro Pompidou, mergulhe no universo de Walker Evans, grande figura da foto documental americana.

EVENTOS ARTÍSTICOS

De 30 de março a 2 de abril, é a vez da grande feira artística da primavera: Art Paris Art Fair está de volta por quatro dias no Grand Palais, com mais de 140 galerias de vinte países. A África é a homenageada desta edição.
Outro evento disputado: PAD Paris Art + Design, nas Tulherias, de 22 a 26 de março. Os apaixonados por arte contemporânea se reúnem no Grand Marché d’art contemporain, praça da Bastilha, de 27 de abril a 1° de maio.

E TAMBÉM…

Festas, salões e feiras

Em março acontecem os mais importantes encontros literários da capital: o Printemps des Poètes, de 4 a 19 de março, e o Salão do Livro, que foi rebatizado Livre Paris, de 24 a 27 de março.

Direção La Foire de Paris, de 27 de abril a 8 de maio. Trata-se da maior feira comercial da Europa, com mais de 500 mil visitantes por ano!

As crianças esperam impacientes pela Foire du Trône, que se instala todos os anos nos gramados de Reuilly, entre 31 de março e 28 de maio. Considerada como o maior parque temporário da Europa, a feira oferece um grande número de atrações e muitas surpresas.

Sem esquecer do domingo de Páscoa, 16 de abril ! Crianças e adultos saem com suas cestinhas para procurar ovos de chocolate espalhados por vários parques da capital.
Para saber mais, consulte o capitulo “Páscoa na capital”.

Concertos e espetáculos

Em abril será inaugurado o La Seine Musicale, um grande complexo cultural concebido pelos arquitetos Shigeru Ban e Jean de Gastines na Île Seguin, O conjunto é formado por uma grande sala de espetáculos, com capacidade para 6 mil lugares, e um auditório para concertos de música clássica, jazz, músicas do mundo e também criações que misturam música e vídeo. Além disso, há espaços reservados para artistas residentes e um jardim de 7 mil m2, que vai completar este projeto excepcional.

Festivais

Música, arte, gastronomia… é só escolher ! Para começar, o festival Omnivore na Maison de la Mutualité, dias 5, 6 e 7 de março. No cardápio, 3 dias inteiramente dedicados à jovem gastronomia, com master-classes, jantares, ateliês, degustações etc.

Fã de breakdance e outras figuras acrobáticas? Não perca a final do encontro internacional de danças hip-hop Juste Debout, programado para o dia 5 de março no AccorHotels Arena.

Fonte: Paris Info.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 11 =