Marseille é realmente esplendorosa. Tem tanto para se fazer que as vezes pensamos que o tempo não vai caber na agenda. Estivemos em julho em uma roadtrip ou melhor, famtrip – viagem de familiarização – nesta cidade, que já encanta há séculos, mas mais recentemente desde 2013 quando foi eleita Capital Europeia da Cultura. Marseille tem para todos os bolsos e gostos.
De alguma forma essa cidade surpreende hoje, com seus museus em terra ou no mar, afinal de contas Marseille é a cidade mais antiga da França e está em constante mudança, você sabia ?
O Turismo Francês by André Raynaud® organizou a viagem com o apoio do Comitê Regional de Turismo da Região Sul e seus parceiros, o Office de Tourisme de Avignon, Office de Tourisme Luberon Coeur de Provence, Agence de Développement des Alpes de Haute Provence, Office de Tourisme de Aix-en-Provence, Office Metropolitan de Tourisme et des Congrès de Marseille, Agence Departamentale de Tourisme du Var, Office de Tourisme de Saint-Tropez, Office Metropolitan de Tourisme et des Congrès de Nice Cote d’Azur, e do Comité Regional de Tourisme Provence, Alpes, Cote d’Azur.
Mas então o que fazer em Marseille neste verão ?
Cidade portuária com inúmeras atividades para fazer, tanto em terra como no mar, em casal, amigos, família ou grupos. O grupo que participou do Famtour teve a seguinte agenda em um dia de visita em Marseille:
Visita da Cosquer Méditerranée, com a reprodução da caverna pré-histórica descoberta em 1985
sob as águas do Parque Nacional de Calanques e habitado há 33.000 anos. Uma super atividade e recém inaugurada na cidade.

Logo após, passeio de barco elétrico na baía de Marselha, passando ao lado do Château d’If para
admirar do barco este famoso monumento nacional que inspirou o escritor do Conde de
Monte Cristo.

Na sequência visita ao exterior do Mucem, Museu Nacional das Civilizações da Europa e
Mediterrâneo com sua arquitetura espetacular à beira-mar. Super recomendamos.
Logo após, visita a Le Panier, o bairro mais antigo da França com seus artesãos e monumentos.

Almoço no Intercontinental Hôtel Dieu 5* no coração do bairro histórico e terminamos a visita de Marseille no Sofitel Vieux Port 5*, passando pelo Basílica de Notre-Dame de la Garde, o símbolo de Marselha oferecendo uma vista deslumbrante de 360° da cidade de Marselha.

Isso foi um pouco do que o grupo aproveitou de Marseille. Se você busca mais informações, consulte a Turismo Francês.
E finalizamos com um bom drink e a vista do Sofitel Marseille 5*****.
Imagens: Luiz Seigo