Pela primeira vez, um estudo permite estimar o peso do mercado para eventos corporativos na França. Seminários e convenções apoiam o turismo, especialmente na baixa temporada. É um setor essencial para o turismo francês, mas que até agora tem sido difícil de avaliar. Um estudo realizado pela empresa EY em nome de um coletivo de organizações e instituições profissionais finalmente levanta os números deste mercado de eventos corporativos na França.
Receitas estimadas em 32 bilhões de euros
No ano passado, 380.000 eventos corporativos e institucionais foram organizados na França metropolitana. Esses números não levam em consideração a atividade de feiras e exposições ou a de congressos (Paris é a líder mundial). Os benefícios para os profissionais e, geralmente, para o turismo francês são substanciais. Segundo o estudo, eles são avaliados em 32 bilhões de euros, com a geração de 335.000 empregos, criados ou mantidos.
As empresas do setor (agências, provedores de conteúdo, fornecedores, etc.) são as primeiras a se beneficiar desse dinamismo, com 16,8 bilhões em receita (52% do total). Os 48% restantes beneficiam as empresas anfitriãs, começando pelo setor de hospedagem (5,5 bilhões), seguido pela restauração (3,4 bilhões), transporte de acesso e comércio local. Acima de tudo, os eventos corporativos possibilitam suavizar a atividade preenchendo os hotéis na baixa temporada.
Quase 2 eventos por pessoa, por ano
Os eventos de negócios na França receberam 52 milhões de participantes em 2018. Em média, cada francês ativo participaria de 1,7 eventos por ano, prova do dinamismo do setor no momento em que a tecnologia isola os funcionários e onde as empresas precisam transmitir suas mensagens. A clientela internacional (empresas estrangeiras que organizam eventos na França) é essencial para o setor.
A força dos seminários
Os seminários são o coração do mercado, representando 54% dos eventos. Destinado a funcionários, às vezes a um público externo, eles pretendem transmitir uma mensagem sobre a estratégia da empresa, fazer um inventário, definir objetivos … Os participantes gostam de receber informações sobre os projetos de sua empresa, mas também desenvolver relacionamentos com seus colegas em um ambiente menos formal, a fim de promover o espírito de equipe.
Ile de France lidera a corrida
Reunir-se não significa ir para o fim do mundo! 60% dos participantes vivem na região onde o evento está organizado. Sem surpresa, a Ile de France, que possui um grande número de sedes, responde por 32% do mercado (em número de participantes). Os benefícios econômicos para a região são estimados em 9,2 bilhões de euros (incluindo 1,6 para a indústria hoteleira). Mas, cientes dos desafios, todas as regiões estão se preparando, abrindo escritórios de convenções.
Auvergne-Rhône Alpes sobe no segundo degrau do pódio (13% dos participantes), à frente da Provence Alpes Côte d’Azur (7%). Este último também é um importante destino de congressos, com grandes instalações em Marselha, Nice e Cannes. As demais regiões compartilham de 6 a 7% do mercado; exceto o Centro, Normandia e Borgonha Franche-Comté, ficando para trás (3 a 4%), apesar da proximidade com Paris.
Caso precise organizar uma viagem, congresso, incentivo na França, consulte o Turismo Francês pra lhe auxiliar na organização e operacionalização.
E-mail: contato@turismofrances.com ou +55 11 95864-4441 (Tel. & WhatsApp)