Qual foi o impacto dos Jogos Olímpicos em Paris ?

Na contagem geral, durante os Jogos Olímpicos Paris 2024, de 23 de julho a 11 de agosto, a cidade de Paris recebeu 11,2 milhões de visitantes.

O que é surpreendente para o período, entretanto em alguns pontos os números se aproximam do ano anterior, se comparado ao mesmo período.

“Um verdadeiro sucesso em termos de imagem”

Este fluxo, próximo da estimativa prevista de 11,3 milhões de visitantes, representa um aumento de 4% num ano. Os visitantes nacionais (turistas, excursionistas e locais) representam 85% de todos os visitantes.

É claro que o sucesso das Olimpíadas não é medido apenas em números. “É um verdadeiro sucesso em termos de imagem, alavanca de atratividade, acolhimento, valores transportados para o território – talvez além das nossas expectativas”, sublinha Corinne Menegaux, diretora geral do Paris je I love you – Posto de Turismo.

3,1 milhões de turistas

Entre os 11,2 milhões de visitantes, a Grande Paris acolheu 3,1 milhões de turistas, que, portanto, dormiram na Ile-de-France. Ou “um pouco mais do que o esperado”, acrescenta Corinne Menegaux.

No total, a Grande Paris recebeu 11,2 milhões de visitantes (turistas, excursionistas fora da região de Paris, residentes de Ile-de-France). Fonte AT

“Globalmente, prevemos um verão turístico ligeiramente melhor do que o de 2023, mas com perfis diferentes consoante o período. No período de junho a agosto inclusive, devemos ver um crescimento de clientes estrangeiros de 3% ou 4%.”

Apesar, sem dúvida, de uma estratégia de evitar determinados perfis de viajantes. Os operadores turísticos falam de uma presença reduzida de famílias estrangeiras.

Hotéis: uma taxa de ocupação comparável à do verão de 2023

Durante o período das Olimpíadas, a taxa de ocupação hoteleira aumentou nos departamentos dos subúrbios interiores: +13,1% em Seine-Saint-Denis, +8,3 % em Val-de-Marne, +13 % em Hauts-de-Sena, anuncia um comunicado de imprensa.

Imagem: André Raynaud da Turismo Francês by André Raynaud no quarto do Hotel Bedford. Jul/2024
Imagem: André Raynaud da Turismo Francês by André Raynaud no quarto do Hotel Bedford. Jul/2024

No interior de Paris, é de 84% de 23 de julho a 6 de agosto (+10,1 pontos vs 2023).  Com melhores receitas do que em 2023 tendo em conta os preços praticados.

Restaurantes tiveram menos receitas

O verão olímpico foi pontuado por relatos e depoimentos de donos de restaurantes insatisfeitos, principalmente antes do início dos eventos, mas também no início das Olimpíadas.

Como explicar isso? Para o diretor do Escritório de Turismo de Paris, os restaurantes próximos dos locais de competição resistiram, no entanto, bastante bem, com orçamentos muitas vezes mais baixos.

“Em geral, não se tratava de turistas estrangeiros em busca de uma refeição gourmet. Quem vem por esporte, principalmente os franceses, pôde se contentar com um sanduíche entre duas competições.”

 

Museus caem 20%

Nos museus e monumentos parisienses, a frequência caiu cerca de 20%, segundo estimativas iniciais. Mesmo perto de locais de competição como o Louvre, a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes.

“Esperávamos uma queda grande no atendimento já que estamos num modelo de turismo muito focado no esporte. Este já foi o caso durante os Jogos Olímpicos de Londres, que registaram uma queda de 15% na frequência a locais culturais.”

No mesmo espírito, os parques de diversões pareciam bastante sombrios, especialmente porque o tempo estava ruim para eles.

 

 

Qual o legado então que fica ?

“Os Jogos mostraram a aliança entre uma Paris rica em história – particularmente através do seu patrimônio – e uma Paris moderna”, exalta o diretor-geral.

Agora, como podemos aproveitar a onda das Olimpíadas?

“Este é todo o desafio de hoje e de amanhã: como usamos o fervor, o positivismo e a imagem atraente que herdamos para usá-lo como alavanca.”

Um desafio para todo o destino França, ainda que a capital tenha beneficiado mais da influência criada pela cobertura mediática global. Um assunto importante para o futuro ministro responsável… quando ele (ou ela) for nomeado.

Enquanto isso, os Jogos Paraolímpicos apresentam outros números, cerca de 4 milhões de visitantes, mas este é assunto para outro artigo.

Se você está interessado em organizar uma viagem para a França, entre em contato por e-mail com a agência especializada no destino, a Turismo Francês® www.turismofrances.com ou contato@turismofrances.com.

Fonte: Comunicado de Imprensa Escritório de Turismo de Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dezenove =