Que tal visitar Alençon, na Normandia ?

Relato abaixo alguns dos passeios organizados para receber grupos ou individuais em Alençon. Descubra a riqueza desses patrimônios acompanhado de um guia credenciado da região. por exemplo, o Museu das Belas Artes e da Renda propõe ao visitante, na companhia de um guia, a descoberta das suas coleções e de uma técnica única no mundo: a renda com Ponto de Alençon. O seu savoir-faire está inscrito na lista representativa do patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO desde 2010. Dez etapas são necessárias para realizar o ponto de Alençon com agulha e leva mais de 25 horas para confeccionar um bordado com o tamanho de um selo postal. Em função das disponibilidades, as vezes consegue-se ter a sorte de ver a obra de uma das rendeiras do Atelier National fazendo uma demonstração das diferentes técnicas. No espaço Renda e Ponto de Alençon, você ainda pode descobrir peças de renda de Alençon e de toda a Europa, executadas com agulha, com bilros ou de modo mecânico. A visita poderá se prolongar pela
descoberta das coleções de belas artes, constituídas de quadros e esculturas desde do século XV até os dias atuais ou pela apresentação da surpreendente coleção de objetos do Cambodja de Adhémard Leclère.

Apresentação de Alençon (em inglês): alencon-presentation-english

Alençon, 1h30 (visitas em FR, UK, ES, IT)
Nascida na margem direita do rio Sarthe, Alençon, antiga cidade dos duques, tornou-se célebre graças à sua arte rendeira, o Ponto de Alençon. Venha descobrir o centro da cidade com seus monumentos civis e religiosos: a Maison d’Ozé, a Basílica de Notre Dame, o mercado de Halle aux blés, a Igreja dos Jesuítas… E os personagens célebres ligados à história da cidade, a mais famosa sendo Santa Teresa do Menino Jesus que aí nasceu.

Renda de pedra, de ferro e de fio (visitas de 1h30)
Passeando pelas ruas de Alençon, você vai apreciar o patrimônio arquitetônico e têxtil nascido das mãos dos artesãos pedreiros, ferreiros mestres em ferro batido e as rendeiras de Alençon. Das suas mãos nasceram as rendas de metal que enfeitam as fachadas das mansões, o rendilhado esculpido nas pedras da Basílica de Notre Dame e os detalhes nas rendas com Ponto de Alençon que adornam a indumentária dos grandes desse mundo. Os segredos da sua feitura finalmente desvendados.

Bairro Saint-Léonard, 1h30 (visitas em FR, UK)
Apresentado como berço da cidade, este bairro tem o nome da igreja dedicada a São Leonardo, erguida no final do século XV pelo Duque René e sua esposa Marguerite de Lorraine. Do castelo ao Carrefour des Etaux passando pela rue de la Juiverie, as casas com tabiques de madeira e frontões com enquadramento de granito, você vai descobrir a Alençon da Idade Média nesse bairro pitoresco.

O comércio e a indústria em Alençon, (visitas de 1h30)
Na Antiguidade, Alençon encontrava-se situada na rota do estanho, comércio que está na origem da cidade. Durante a Renascença, Marguerite d’Alençon dá o primeiro impulso à tipografia. Berço da renda desde o século XVII, o Ponto de Alençon tornou a cidade famosa em toda a Europa. E, no século XX, ela testemunha o nascimento da marca Moulinex. Ao visitar as ruas antigas da Idade Média, batizadas consoante o comércio aí praticado, poderão testemunhar o espírito trabalhador dos que viveram nesta cidade através dos seus diferentes monumentos.

Alençon e o livro, 1h30 (visitas em FR, UK)
A Duquesa Marguerite d’Alençon, futura Marguerite de Navarre, incentiva o desenvolvimento da tipografia em Alençon a partir do século XVI e inspira os poetas. Mais tarde, Alençon se afirma como sendo a terra dos tipógrafos com a dinastia dos Malassis. Alençon inspirou também Balzac, autor e editor. Em 1857 é publicada a obra « Les Fleurs du mal » de Charles Baudelaire, impressa em Alençon. A visita vai levar você até a Capela dos Jesuítas, restaurada em 2004, albergando o acervo da Biblioteca Municipal, um dos mais importantes da região.

Os Duques de Alençon, 1h30 (visitas em FR, UK)
Em 1415 nasce o Ducado de Alençon. Dado como apanágio aos próximos dos reis de França, tornar-se-á um título honorífico com Catarina de Médicis. Venha descobrir o « gentil Duque » de Alençon, companheiro de armas de Jeanne d’Arc, as duas Marguerite d’Alençon, duquezas da Renascença e até
a irmãzinha da « Sissi »: Sophie d’Alençon e seus destinos excepcionais. Visita seguindo os passos de Santa Teresa e da família Martin, 1h30 (FR, UK, ES, IT) No século XIX, nasce em Alençon Thérèse Martin, futura Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, no seio do lar caloroso de Louis e Zélie Martin. Louis e Zélie, canonizados em outubro de 2015, com seus destinos ligados ao trabalho, a uma grande humildade e uma vida de família exemplar, sendo suas filhas «dedicadas a Deus», entre elas Teresa cujo destino foi fora do comum. Parte integrante da burguesia de Alençon, você vai conhecer a cidade onde viveram.

Visita da cidade e do Museu de Belas Artes e da Renda, 3h (suplemento 132€) (visitas em FR, UK)
Esta visita propõe descobrir o centro da cidade de Alençon, desde as suas origens até os nossos dias através dos seus grandes momentos, que cada monumento permite evocar: desde a Maison d’Ozé até o mercado Halle aux blés passando pela Basílica e pelo castelo… Mas, sobretudo, ela permite descobrir o Museu das Belas Artes e da Renda para admirar peças excepcionais utilizando o Ponto de Alençon, cuja perícia está inscrita na lista representativa do patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Marché des producteurs de pays
Marché des producteurs de pays
Concert tendance Ouest
Concert tendance Ouest

logo point-dalencon1

Consulte sempre um agente de viagens especializado. Ele é a fonte segura de informações e certamente o melhor contato com os fornecedores locais.

Fonte: Alençon.

4 Replies to “Que tal visitar Alençon, na Normandia ?”

  1. Olá , gostei muito do blog , e estou planejando ir a Alençon ano que vem , gostaria de um contato de um guia credenciado , para saber mais detalhes , tipo valores , quantos dias precisaria na cidade ……ect.Vou querer ir em Julho , por ser verão.

    1. Oi Silvana, tudo bem?

      Entrei em contato com o escritório de turismo da Normandia e pedi a lista de guias credenciados. Infelizmente não há nenhum em Alençon, mas você com certeza pode entrar em contato com eles para saber se algum pode fazer este serviço para você.
      O link da lista para você: http://www.normandy-travel-trade.com/contacts-professionnels/~guide~~~/tourist-offers-7-2.html.

      Se der certo, conta pra gente 😉

      Atenciosamente,
      Carol.

  2. Olá! Irei à França em setembro e estou pesquisando destinos neste país. Foi aí que me deparei com seu blog. Tenho tido certa dificuldade em encontrar informações sobre Alençon, e o seu texto me ajudou bastante! Você poderia indicar um guia ou agência que faça o passeio para Alençon saindo de Paris? Grata desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 2 =