Redução do número de turistas em Paris e região

Não é nenhuma novidade para nós quando falamos da redução do número de turistas em viagens de negócios ou turismo pelo mundo, não é mesmo ? Principalmente nestes últimos meses, quando estamos em plena pandemia. Fica óbvio que todos nós sofremos: turistas, destinos e em especial toda a cadeia que envolve o turismo (agentes, hotéis, guias, transporte, etc.). Quem não gostaria de fazer aquela viagem dos sonhos e esquecer tudo que estamos vivendo este ano, não é mesmo ?

Uma coisa é certa, nós do blog R4PBrazil – o blog do Turismo Francês iremos sempre reforçar nossa opinião de que nestes tempos atuais que vivemos, em plena pandemia, não é momento de viajar. É tempo de se reinventar, estudar, aprender e se dedicar para um “novo normal”.

E então, já que muitos não estão embarcando pelo mundo, a queda mais acentuada é a dos clientes internacionais em especial em Paris, por exemplo, com uma redução no primeiro semestre do ano, de -68% das estadias contra -54% dos clientes franceses. Sabe-se que os brasileiros representam um nnúmero expressivo de turistas na França, mas não comparado com os turistas americanos, por exemplo, e assim por diante. As Américas como um todo certamente representam um volume importante de negócios para os franceses, assim como os turistas dos países vizinhos e os orientais. Juntando toda essa galera, muitos desses países que estão com as portas fechadas para entrar na França, o resultado é uma quebradeira geral.

A região perdeu 14 milhões de turistas nos primeiros seis meses do ano para um déficit de 6,4 bilhões de euros.

Como era de se esperar, a epidemia de Covid 19 causou “danos consideráveis” à atividade turística na Île-de-France no primeiro semestre de 2020, com um déficit de 6,4 bilhões de euros , o número de turistas caiu em mais de 14 milhões.

No período, as receitas ligadas à atividade turística caíram para 3,8 bilhões de euros (1,6 bilhão para turistas franceses e 2,2 bilhões para turistas internacionais) contra 10,2 bilhões dos seis primeiros meses de 2019, de acordo com dados do Comitê Regional de Turismo de Paris Ile-de-France (CRT) publicados na última quinta-feira.

Assim, apenas 9,4 milhões de turistas (6 milhões de turistas franceses e 3,4 milhões de turistas internacionais) visitaram a capital e sua região, contra 23,7 milhões no primeiro semestre do ano passado. “O turismo é uma atividade econômica extremamente valiosa em Ile-de-France, que representa 500.000 empregos, e 7 a 8% da criação da riqueza regional ”, lembrou a presidente da região Valérie Pécresse, apresentando estes números para a imprensa.

“ Nos últimos quatro anos, temos anunciado registros pulverizados de atendimento, por isso é com grande tristeza que vimos a pandemia chegar a destruir um setor extremamente próspero e dinâmico na região ”, acrescentou.

Mais de 35 milhões de visitantes nos anos anteriores

Em 2018 e 2019, Paris e sua região receberam um recorde de cerca de 35,5 milhões de turistas, uma sorte inesperada da qual milhares de empresas, hoje fragilizadas e para as quais um plano de recuperação, incluindo 15 milhões de euros foram constituídos para o setor, bem como 210 milhões de euros em empréstimos concedidos através de um fundo de solidariedade.

Não é novidade que, devido à paralisação do tráfego aéreo e dos voos de longo distância, como os de origem da América latina em particular, a maior queda foi nos clientes internacionais com uma diminuição, no primeiro semestre do ano, de -68% nas estadias contra -54% para os clientes franceses, detalha o CRT.

“ O ano de 2020 será um ano de triste recorde de queda no atendimento ” para Ile-de-France, locomotiva do turismo francês, comenta o CRT, destacando que “ a atividade turística do destino Região de Paris, especialmente fora Paris, porém, dá sinais de recuperação neste verão ”.

Alguns sinais de recuperação

A atividade é retomada gradualmente neste verão, impulsionada em particular pelos clientes franceses que representam 92% do público nos museus e monumentos da île-de-France. Alguns clientes locais internacionais (alemães, holandeses, britânicos) também estão contribuindo para essa tímida recuperação do número de turistas.

No entanto, no curto e médio prazo, as perspectivas são incertas e dependem da evolução da epidemia na França e no mundo.

Para tranquilizar os turistas estrangeiros, Ile-de-France está trabalhando para desenvolver uma ” etiqueta de segurança sanitária “, que incluirá ” medidas muito rígidas “, anunciou ela. Em 2020, a região está trabalhando para “ fazer com que os visitantes queiram voltar ”, com campanhas promocionais dirigidas aos clientes franceses e países vizinhos, e para “ restaurar a confiança ” junto dos organizadores de feiras, congressos e eventos, após o cancelamento de muitos eventos.

O Turismo Francês by André Raynaud já está se preparando para essa retomada. Atenção, nós acreditamos na retomada assim que a vacina for homologada e a população estiver devidamente vacinada, antes não. E para isso, estamos realizando diversas capacitações para os agentes de viagens e operadoras de turismo que se intressam pelo destino, que estão em busca de novidades e um aprendizado qualificado sobre o que oferecer para seus clientes. Já realizamos treinamentos das regiões da Provence-Alpes-Côte d’Azur, Champagne-Ardenne, entre outros.

Também como plano de apoio as agências e operadoras, um alto investimento em tecnologia foi implantado na Turismo Francês de André Raynaud, assim como diversos produtos estão disponíveis no website da agência para facilitar o dia a dia dos profissionais.

Um acordo permite que o Turismo Francês ofereça à seus clientes a possibilidade de pagamento parcelado, para as futuras viagens pós-pandemia.

É o blog R4PBrazil e o Turismo Francês by André Raynaud juntos e unindo forças com os profissionais do turismo. Se você está em busca de se qualificar e estar atento à promoção da França no Brasil e América latina, entre em contato conosco.

O que podemos lhe garantir é que “estamos aqui, mais fortes do que nunca”, afirma André Raynaud, fundador do blog R4PBrazil e do Turismo Francês.

Fonte: Comitê Regional de Turismo de Paris Ile-de-France (CRT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 17 =