Com a chegada do reconfinamento na França, uma dura decisão a SNCF teve que tomar hoje: eliminar gradualmente o seu TGV inOui e Ouigo a partir de quarta-feira (amanhã), tendo o público diminuído por conta do o reconfinamento.
A SNCF não tem escolha a não ser mudar para um modo de menor fequência. Ela acaba de anunciar a eliminação gradual de seu TGV a partir de hoje. Dependendo da evolução da situação, “ adaptações adicionais poderão ser implementadas ao longo da próxima semana ”, disse a empresa, lembrando que 93% do TGV tinha sido retirado no auge do primeiro confinamento na primavera .
Os trens Intermunicipais
A oferta de trens intermunicipais também será reduzida, a partir de quinta-feira, com a manutenção de uma a duas viagens diárias de ida e volta. Os serviços de alimentação a bordo foram suspensos na segunda-feira, assim como o serviço Juniors & Cie para acompanhantes de crianças, ela também observou.
Troca ou reembolso ?
Os ingressos podem ser trocados e reembolsados gratuitamente. Neste contexto, os bilhetes TGV e Intercités – com conexão TER, se aplicável – podem ser trocados e reembolsados gratuitamente até 4 de janeiro de 2021.
“ Os clientes que reservam passagem para um trem cancelado são avisados pelo menos 48 horas antes da partida, para embarque em outro trem ou“ para reembolso gratuito ” , assegurou a SNCF em comunicado.
Embora a taxa de ocupação dos trens da linha principal tenha sido em média em torno de 50% nas últimas semanas, ultrapassando até 60% durante o final de semana do Dia de Todos os Santos, caiu para cerca de 15% em relação a terça-feira, informou a empresa.
E os trens regionais ?
No que se refere ao TER (os trens regionais), possíveis adaptações ocorrerão ” nos próximos dias ” em consulta às regiões, segundo a SNCF. Quanto à Ile-de-France, os trens circulam no horário normal até as 21h, com redução no final da tarde.
Os horários dos comboios diários que circulam no dia seguinte serão divulgados o mais tardar até às 17 horas no app SNCF Assistant e em todos os outros canais habituais de informação, a empresa prometeu.
Trens internacionais, o Thalys e o Eurostar
Quanto aos trens internacionais, a oferta do Thalys foi reduzida para 30% do normal de segunda-feira, aguardando novo alívio nos próximos dias e apenas 15% do Eurostar para Londres.
Assim esperamos que com essas medidas, o contágio também seja reduzido e os franceses possam em breve aproveitar para viajar, mesmo que internamente.
Fonte: Tourhebdo