Quem nunca pensou em visitar essa região? São inúmeros posts que jmá coloquei aqui no meu blog faalando do Vale do Loire. Eu mesmo estive ano passado visitando alguns castelos e me encantei. Esse ano retorno ao Vale do Loire, mas antes gostaria de deixar aqui uma dica de roteiro totalmente possível, viável e de baixo custo. Chaama-se o Super Stay no Vale do Loire.
Pacote com tudo incluído, inclusive almoços e bebidas durante os almoços, um guia que pode até ser um guia falando português, as taxas de entrada para visitação nos castelos e 2 noites em hotel 4 * no coração de Tours.
(Disponível de segunda a sábado, Não dá para fazer domingo este tour)
Dia 1: Chinon, Langeais, Villandry.
Pick-up: 09:00 da manhã em frente ao escritório de turismo de Amboise – Posto de Turismo. (Segunda-feira e quinta-feira).
09:30 da manhã em frente ao Posto de Turismo da cidade de Tours. (Segunda-feira e quinta-feira).
Visita guiada à fortaleza de Chinon.
A fortaleza foi construída em uma área notável, com vista para o rio Vienne e guardou ou melhor defendeu as fronteiras de Anjou e Poitou. As suas fortificações notáveis tem mais de 500 metros de comprimento e são compostas por três estruturas separadas por fossos: o Fort Saint Georges para o leste, o Fort Coudray para o oeste e o Château du Milieu contendo os aposentos reais ao centro.
Agora, a fortaleza é uma combinação entre um grande monumento histórico (que é onde Joana d’Arc encontrou o herdeiro Charles VII em 1429) e uma museografia muito moderna: Diversas opções interativas estgão disponíveis para esta visita, vídeos, folhetos, guia interativo, bancos sonoros …
Almoço em uma propriedade da família ou em um restaurante tradicional.
Produtos locais e uma degustação de vinhos de Bourgueil ou Chinon.
Um verdadeiro momento autêntico na região.
Visita guiada de Langeais fortaleza.
Um passeio pelo interior não só dará uma boa ideia da vida do dia-a-dia, na Idade Média, mas também fornece lembranças de um evento chave na história da França: o casamento de Charles VIII e da duquesa Ana da Bretanha, o que levou a seu ducado ainda independente tornando-se parte da França. Quando Jacques Siegfried comprou o Chateau de Langeais, em 1886, ele partiu para recriar um modelo de residência do século 15, completa com mobiliário, tapeçarias e artefatos do período.
Visita guiada de um dos jardins mais espectaculares de Touraine, Villandry.
Pela sua diversidade e originalidade e pelo seu tamanho (15 acres), Villandry e seus jardins, não se pode deixar de visitar . Com o seu guia, é possivel aprender a falar a língua de um jardim medieval e renascentista, descobrir o poder de tomilho e manjericão na sua saúde.
As 18h30 o guia leva o grupo para o hotel para check-in, jantar.
Dia 2: Blois, Cheverny e Chambord.
Blois, uma vez centro do poder, Cheverny, a quintessência do mobiliário francês, almoço no vinho do rei Francisco I e Chambord, um sonho tornado realidade.
Pick-up: 9:15 ou 9:35 no Hotel em Tours.
Visita guiada ao Chateau de Blois.
Blois é único pela sua combinação de quatro estilos arquitetônicos: gótico, Flamboyant, renascentista e clássico. Criada por condes de Blois, Louis XII, François I e Louis XIII, este castelo mantém a lembrança de muitos eventos históricos bem conhecidos. Esta antiga cidade com uma rica parte histórica a ser visitada. No século XVI Blois foi a capital da França, sob o rei Luís XII. Você pode passear pela cidade velha, ao longo de suas pavimentadas ruas laterais.
Após visita seguimos aqui para Cheverny.
Almoço em restaurante tradicional.
A apelação de vinho “Cheverny” produz vinhos tintos elegantes de pinot noir e gamay, bem como os vinhos brancos frutados de chardonnay e sauvignon. Você vai aproveitar este momento para saborear um vinho para os conhecedores reais: o “Cour Cheverny Appellation”, um vinho branco impressionante feito a partir de uma uva chamada Romorantin, importada pelo rei François I para o Vale do Loire.
Visita guiada ao Château de Cheverny
Ele tem sido propriedade da mesma família desde o XIII. O Marquês Hurault de Vibraye, graças a um dos mais belos móveis no Vale do Loire, conseguiu dar calor e vida ao seu castelo. O Chateau, o que levou à criação de Moulinsart no famoso livro de banda desenhada Tintin, também é famoso pela tradição da caça a cavalo e seu pacote impressionante de 100 cães. Você pode ter a chance de testemunhar o evento diário espetacular de “sopa dos cães”.
Visita guiada ao Château de Chambord.
Aqui vamos em direção a Chambord, uma reserva de caça nacional tão grande quanto a cidade de Paris. O castelo de Chambord é um monumento único por sua arquitetura e proporções. Leonardo da Vinci provavelmente participou da concepção do projeto. Com mais de 400 quartos e sua dupla escada em espiral, Chambord é um dos destaques do Vale do Loire.
18h30: seu guia irá levá-lo de volta ao seu hotel, jantar .
Dia 3: Chenonceau, Château Royal d’Amboise et Clos Lucé.
O charme de Chenonceau em «château Ladies ‘», o nascimento da Renascença em Amboise no Castelo Real, almoço com vinhos do Loire raros no castelo onde viveu o gênio de Leonardo, o Clos Lucé. Confira depois do café.
Pick-up: 9:15 ou 9:35 no Hotel em Tours.
Você vai começar o seu dia de visitas pelo Chateau de Chenonceau.
O “Chateau des Dames”, ponte construída sobre o rio Cher, é famosa por grandes figuras femininas que viveu nele (Diane de Poitiers, Catarina de Medicis …) e pela beleza de seus jardins renascentistas. Escrevi um artigo dias atrás sobre este castelo, faça uma pesquisa no meu blog e leia o artigo.
Almoço num restaurante onde o proprieteário é especialista nos vinhos da região Loire Valley.
Daniel, enólogo, recebe em suas cavernas, antigas pedreiras de pedra tufo, para um passeio seguida de uma degustação de Vouvray, Montlouis, Chinon, Bourgueil e vinhos Saint Nicolas de Bourgueil. A fim de transcender a sua refeição, você vai emparelhar os seus vinhos com uma seleção de charcutaria e queijos (queijos selecionados por Rodolphe le Meunier, campeão mundial de 2007 das refinarias de queijo).
Após o almoço, você vai visitar o Castelo Real de Amboise.
Residência de Charles VII e o jovem François d’Angoulême, futuro Francois I. Você vai descobrir neste maravilhoso castelo, perfeito exemplo de transição do gótico ao renascentista, a capela que abriga hoje o túmulo de Leonardo da Vinci.
Visita guiada ao Manor du Clos Lucé.
Afim de tornar o passeio mais completo possível, na sequhência o próximo a ser visitado será o Castelo Real de Clos Lucé. Leonardo da Vinci passou lá os últimos três anos de sua vida e morreu lá em 1519. Depois de visitar seu quarto, escritório, sala de recepção e cozinha, você visita a sala a invenções de Leonardo, exibindo modelos das máquinas mais espectaculares que Leonardo inventou.
18h30: seu guia irá levá-lo de volta ao seu hotel, jantar .
Fim do Tour.
Seu hotel em TOURS para 2 noites, pode ser o seguinte:
Check-in no seu hotel **** l’Univers – quarto DBL (Duplo)
Este Hotel está situado numa elegante área comercial a um quilómetro da Cidade Velha. Este hotel tem sido o endereço de maior prestígio em Tours desde 1846. Muitas das grandes personalidades da Europa e do Novo Mundo se hospedaram no melhor hotel de Tours. Além de seu passado histórico e rico, tal como sublinhou a galeria de retratos célebre, oferece todo o conforto de um grande hotel estabelecido nas melhores tradições de hospitalidade e elegância “à la Française”. O Hotel pode mudar de acordo com a sua disponibilidade.
Descubra a área conhecida como “Tours velhos”, ruas de pedestres e numerosos XV e XVI e casas com estrutura de madeira, o famoso lugar Plumereau, Carlos Magno Tower, Saint-Martin colegiada e a nova Basílica Saint-Martin. Ande no mercado fabuloso em Tours, o maior mercado de alimentos no Vale do Loire. Mercado aberto às quartas-feiras e sábados e mercado coberto todos os dias. Descubra os vinhos, queijos, as frutas, vegetais, pratos locais de carne (charcutaria) e peixe.
Tours é a maior cidade no Vale do Loire e sua cidade capital. Localizada no coração da região, é a melhor base para passear. Historicamente e arquitetonicamente falando, é um dos berços do renascimento francês.
Este passeio inclui:
Transporte em uma confortável minivan cheia, guia inglês, bilhetes de entrada para o Chateaux de Chenonceau, Amboise, Clos Lucé, Blois, Chambord, Cheverny, Chinon, Langeais e jardins Villandry, visitação e degustação em uma das cavernas/adega (Vouvray, Cheverny , Chinon ou Bourgueil), almoço com especialidades locais (alguns ocorrem em vinícolas), bebidas incluídas, duas noites no Hotel **** em ocupação dupla, com café da manhã, taxas incluídas. 8 passageiros máximo por veículo.
Este passeio não inclui
Despesas pessoais, extras, jantares, outras refeições e gratificações. Suplemento individual.
Consulte um agente de viagens para fazer este Roteiro. É fantástico, eu fiz e aprovo.