A lista é recente e resolvemos trazê-la aqui para você também conhecer um pouco mais sobre os 10 top aeroportos europeus. Londres-Heathrow esta como o 10ª posição, Paris-CDG ficou em 8º lugar, Amsterdam-Schiphol em 9ª posição. A crise da Covid-19 abalou os 10 melhores aeroportos do continente europeu e beneficiou os aeroportos na Turquia e Russia que estão no topo da lista proclamada por a organização dos aeroportos ACI Europe.
Com a queda de 81% do tráfego ao longo do ano nos aeroportos europeus em meados de novembro, o ranking dos 10 principais aeroportos em termos de número de passageiros recebidos foi profundamente modificado, de acordo com um comunicado de imprensa da Airport Council International (ACI) representando 500 aeroportos em 46 países europeus.
Os primeiros são agora os últimos
Londres-Heathrow, normalmente no topo do ranking, chega apenas na décima posição no ranking, atrás dos aeroportos de Paris-CDG (8º) e Amsterdam-Schiphol (9º). Estas importantes plataformas de conexão foram derrotadas em particular pelo aeroporto turco de Antalya com 2,25 milhões de passageiros (-53,5%), seguido de Moscou-Sheremetievo (-53,5%), Moscou-Domodedovo (- 26,2%) e Istambul (-71%). Os hubs de Frankfurt e Munique, por sua vez, saíram do top 10.
Os 10 principais aeroportos europeus (Lista da ACI Europe):
- Antalya
- Moscou-Sheremetyevo
- Moscou-Domodedovo
- Istambul
- Istanbul-Sabiha Gokcen
- Moscou-Vnukovo
- São PETERSBURGO
- Paris-CDG
- Amsterdam-Schiphol
- Londres-Heathrow
Tráfego aéreo que entra em colapso
Aeroportos na União Europeia, Suíça, Reino Unido, Islândia, Liechtenstein e Noruega registraram uma queda de 86% em seu tráfego em comparação com o ano passado (-59% para o resto do Europa), de acordo com o ACI. “Esses aeroportos estão enfrentando uma aceleração na queda no número de passageiros. As empresas continuam reduzindo suas capacidades em resposta às extensões das medidas de contenção em muitos países” que se somam às restrições de fronteira, comentou Olivier Jankovec, Diretor Geral da ACI. A indústria aérea entrou em colapso com a crise do coronavírus e as restrições de viagens que a acompanham.
Uma recuperação que ainda está pra chegar …
As empresas esperavam um recomeço, principalmente nos voos de longa duração em setembro, mas com a nova onda da epidemia, as reservas continuam muito baixas neste inverno. Os profissionais estão contando com a implementação em larga escala dos testes de triagem Covid-19 para reiniciar o tráfego enquanto esperam por uma vacina.
Fontes: ACI Europe