Quando tudo ao nosso redor está ocupado, vivemos atarefados, a atividade é intensa, ficar longe por algumas horas ou melhor, um fim de semana inteiro é benéfico. Ainda mais quando esse lugar é perto de Paris. Ah, certamente um “banho de floresta” é o sufucientemente eficaz para recuperar rapidamente a energia, de qualquer um de nós.
Mas em termos práticos, onde e como você pode tomar esse “banho verde” perto de paris? Analisamos 424.000 hectares de floresta … E aqui estão as 10 maiores florestas próximas a Paris: prometem um refúgio refrescante e um agradável mergulho no coração do “grande oceano original”. De Compiègne a Chantilly, Ermenonville, Halatte, Retz, Mormal, Crécy, Saint-Gobain, Saint-Amand-les-Eaux, Saint-Omer, Hesdin, Hardelot ou Val Joly: todos têm seu segredo, sua poesia.
N ° 1 – A floresta de Compiègne: francamente real e imperial
Como não ficar impressionado com a ideia de caminhar pelos passos dos monarcas da França! Todas as dinastias esfregaram os ombros, moldaram esta floresta resort de reis e imperadores, que se tornou uma das mais famosas e mais bonitas da França (a terceira pelo seu tamanho). As estradas da floresta emolduradas por altos bosques de carvalhos levam do Palácio de Compiègne ao Château de Pierrefonds, cujas torres emergem da folhagem quando se aproxima a pequena cidade. Ao longo do caminho: outras majestades “árvores notáveis”, uma vila encantadora – Saint-Jean … na floresta (é claro) – onde você pode comer após apreciar uma vista de 15.000 hectares.
N ° 2- A floresta de Retz
De todos os lugares, atrai a atenção! Alexandre Dumas testemunha isso em seus romances, um nativo de Villers-Cotterêts na beira da floresta. Muito antes de nosso homem, os reis da França a atravessaram; François 1er declarou ser a mais nobre e melhor plantada na França, com 13.200 hectares. Ele até construiu seu castelo lá, onde assinou a famosa ordenança que estabelecerá a língua francesa como a língua oficial do reino às custas do latim. Trata-se de um lugar muito especial para a região de Hauts-de-France!
N ° 3 – Chantilly, Ermenonville e Halatte: uma fragrância de luxo
Entre as florestas mais próximas de Paris, Chantilly, Ermenonville e Halatte. Elas cobrem um terço do departamento de Oise (20.000 hectares!): Você tem o suficiente para respirar ar puro nestas florestas. Ao redor do castelo, o Domaine de Chantilly é um refúgio de séculos para cavalos de corrida puro-sangue que podem ser vistos sendo lançados em treinos galopantes todas as manhãs. Se Chantilly era a queridinha de Le Nôtre, o jardineiro dos reis, Ermenonville tinha a preferência de Jean-Jacques Rousseau. Foi em seus becos arenosos que nasceram os “devaneios de um caminhante solitário”. Halatte, mais sério, fala sobre mitologia e arqueologia, com dolmens e menires!
N ° 4- Floresta tônica de Raismes-Saint-Amand-Wallers
No coração do primeiro Parque Natural Regional da França (sim, sim, é o de Scarpe-Escaut), a floresta recebe você em total segurança, fé ONF, em circuitos marcados com várias atividades. Montes e fossas de escória fazem parte da paisagem, assim como os caminhos pavimentados do buraco Arenberg em Paris-Roubaix: você está no coração da Bacia Mineira! As montanhas negras agora estão se tornando um arquipélago verde: aconselhamos o uso de binóculos para avistar pássaros raros e protegidos, pica-pau-preto, boi noturno e apivore lotado.
N ° 5- Ouvir o rugido do cervo em Mormal
A vasta floresta do Parque Natural Regional de Avesnois presta-se a um passeio a pé ou de bicicleta por caminhos perfeitamente marcados. Silêncio Ao longo do caminho: veados, javalis, filhotes na primavera. Em setembro, antes que a floresta fique roxa, você não precisa picar os ouvidos para ouvir o rugido estridente do cervo com chifres impressionantes: preenche todo o espaço!
N ° 6 – A floresta de Clairmarais, cheia de mistérios
Se, por aventura, você se perde aqui ao anoitecer, terá doces arrepios e encontros com corujas e mais corujas, que vivem aqui em grande número. Antes disso, a corneta do cuco, os trinados de outros numerosos pássaros o receberão neste lugar entre a floresta e o pântano. Insista até o lago de Archelles e depois a misteriosa Caverna de Clairmarais; você pode encontrar a (boa) bruxa Marie-Grouette!
N ° 7 – Atmosfera monástica em Saint-Gobain
É o monge irlandês “Gaban” VII que, além de seu nome, deixou seu eremitério. São 6.000 hectares que apresentam suas múltiplas essências e revelam algumas belas jóias da história da França: abadias, castelos e, acima de tudo, a antiga Fábrica de Gelo instalada nesta parte de Aisne por Colbert no final do século XVII. Sim … Durante a caminhada pela floresta, você pisará no chão onde nasceram os sorvetes da famosa galeria de sorvetes de Versalhes!
N ° 8 – Val Joly: montanhas e vales
Melhor levar sua bicicleta de montanha do que uma simples bicicleta para caminhar nessas florestas de carvalhos e encantos! O maciço é completamente esportivo; além disso, apostamos que você frequentemente põe os pés no chão, com uma queda de altura … Portanto, fadiga saudável no horizonte e pulmões revigorados. O destaque do passeio será o gigante verde chamado “o carvalho de Júpiter”, uma árvore notável ao sul do lago na ponta do selvagem Eppe.
N ° 9 – Crécy, testemunha viva da Guerra dos Cem Anos
Reconhecida pela qualidade de sua madeira, essa maior floresta do Somme inspira artistas. Impulsionados pelas ondas positivas e pela energia vital do local, eles realmente vêm esculpir as árvores para ilustrar e transmitir os contos e lendas mais famosas da Picardia. Os carvalhos e faias reinam supremos aqui: 22 são classificados como notáveis, e diz-se que o “Chêne Ramolleux” tem mais de seis séculos!
N ° 10 – Hardelot: à beira-mar, pés na areia
Além do canto dos pássaros nas copas das árvores, também há o grito da gaivota e o ar do mar: a costa de Opala não fica longe. O passeio está ao alcance da estação. Antes dos chocolates comprados na rue Saint-Jean, em Le Touquet, para recuperar a força, siga os caminhos traçados sob as madeiras duras do Parque Natural Regional Deux-Caps e o Pântano de Opala classificado como reserva oficial da biosfera!
Cabe a você então escolher entre as 10 principais florestas de Hauts-de-France, tão perto de Paris. Consulte o Turismo Francês para lhe orientar à organizar essa viagem para seus clientes, ou uma operadora especializada.
Fonte: CRT Hauts-de-France