Nós já comentamos aqui no blog em artigos anteriores sobre a dificuldade para criar e colocar em prática eventos de grande porte, a complexidade em tempos de pandemia, seja na França ou em qualquer parte do mundo. Pois bem, no último dia 29 de agosto dois casos positivos de coronavírus em sete dias resultarão na exclusão da equipe em questão do Tour de France 2020, uma das mais importantes competições e certamente um evento tão importante na Ftrança quanto o campeonato francês, por exemplo. A medida foi confirmada este sábado pela organização do evento e visa garantir o progresso do Grande Tour.
O anúncio da organização
A organização do evento anunciou que uma equipe que tiver dois casos positivos de Covid-19 em um período de sete dias poderá ser excluída do Tour de France. Para evitar a propagação do vírus dentro do pelotão.
” A partir de 26 de agosto de 2020 e durante o Tour de France (até domingo, 20 de setembro de 2020), se duas ou mais pessoas (piloto ou equipe presente) da mesma equipe apresentarem sintomas fortemente suspeitos ou forem testadas positivo para a Covid-19 (levando à não autorização para iniciar ou não obter o credenciamento), a equipe em questão será excluída ”, mencionou o documento divulgado pela VéloNews .
” Os pilotos não terão permissão para iniciar o Tour (ou a próxima etapa na França) e sua equipe terá seus credenciamentos retirados (ou não concedidos). “
Um passeio sob uma “bolha sanitária”
Segundo o jornal L’Équipe , a medida é considerada radical demais e deve ser afrouxada, entretanto poucas horas antes da 1ª etapa, Christian Prudhomme, diretor do Tour, indicou claramente que os pilotos e sua equipe seriam afetados por esta medida. “Permanecemos em dois casos em 30 pessoas da mesma equipe durante um período de sete dias”, declarou Christian Prudhomme , acrescentando que a decisão “ foi tomada pela unidade interministerial de crise ”.
Os testes durante a competição?
Os ciclistas, que são regularmente testados pelas suas equipes desde o reinício dos percursos, foram submetidos a dois testes PCR (através do nariz) nos dias anteriores ao início do Tour. Durante a prova, cada equipe terá que morar isolada, declarando no máximo 30 pessoas credenciadas, incluindo os oito pilotos. Durante a corrida, um caso positivo de um corredor ou de um membro da gestão levará à desistência do atleta, bem como a um estudo de casos de contato, sendo a decisão tomada pela unidade Covid que irá gerir os problemas durante o Tour. No entanto, uma equipe terá a oportunidade durante este período de substituir um de seus membros que seria positivo para a Covid-19, disseram os organizadores.
Um ponto será feito diariamente nas diferentes equipes. Cada médico terá que relatar quaisquer problemas à célula Covid. Todos os integrantes da ” bolha sanitária “, nas palavras de Christian Prudhomme, diretor do Tour, terão que passar por um teste de PCR durante os dois dias de descanso planejados, o primeiro em 7 de setembro em Charente-Maritime, o segundo em 14 de setembro do lado do Isère.
https://youtu.be/ANFSPlXdXNY
Nós do Turismo Francês torcemos para que os atletas e suas equipes consigam prosseguir na competição sãos e salvos. O Tour de France iniciou ontem , dia 29 de agosto e vai até o dia 20 de setembro. As etapas na Provence-Alpes-Côte d’Azur são :
- 29 a 30 de agosto: Nice
- 31 de agosto: Nice- Sisteron
- 1º de setembro: Sisteron- Orcières- Merlette
- 2 de setembro: Orcières- Privas
Mapa Tour de France- ASO; S1: Cycling in Provence: Broenner- T-VPA.
Fonte: Tour de France (vídeo)