Villeurbanne, capital francesa da cultura em 2022

Uma cidade repleta de cultura em todos os lugares e para todos durante um ano, tudo o que você precisa saber!

No final de março, a cidade de Villeurbanne foi designada capital francesa da cultura em 2022 pelo Ministério da Cultura. Sobre o que é isso ? Como a cultura será colocada no centro da vida de Villeurbanne por um ano?

Bom, a cidade foi designada na primavera de “capital francesa da cultura” para o ano de 2022, rótulo concedido pela primeira vez pelo Ministério da Cultura. O vencedor recebe 1 milhão de euros para implementar seu projeto, articulado em Villeurbanne em torno da juventude. Angoulême, Brest, Laval, Le Mans, Metz, Saint-Paul de la Réunion, Sète e a comunidade das comunas de Val Briard estavam nessa competição com Villeurbanne para obter o selo. Mas o projeto de Villeurbanne venceu.

Em que consistirá este ano cultural na cidade de 150.000 habitantes, vizinha de Lyon?

O rótulo, que pode ser usado a partir de 1 de janeiro a 31 de dezembro. No entanto, precisamos colocar os Villeurbannaises em um estado de espírito, para prepará-los. Todos os eventos culturais que acontecerão entre setembro e dezembro ainda terão uma conotação de preparação para a capital francesa da cultura. Os 101 anos do TNP (não houve os 100 anos por causa da crise de saúde), o Convida em setembro (15 a 18 de setembro de 2021) também terá esse tom. Os Invites optaram por ter como alvo mais específico o público jovem, que será uma forma de começar a entrar no clima.

Este título de capital francesa da cultura também foi concedido com base em um projeto muito politicamente coerente que é transmitir cultura, prática cultural, experiência cultural, desde a mais jovens, crianças a partir dos 3 anos, e da creche também assim como grupos escolares.

Serão 600 eventos ao todo. Haverá eventos todos os meses de 2022. Street arts, a bienal de arte contemporânea com o instituto de arte contemporânea que irá exibir obras em Villeurbanne. Ariane Mnouchkine chegará ao TNP em junho de 2022. E também a grande festa Feyssine realizada por jovens para jovens. Um concurso à procura de 100 jovens dos 12 aos 25 anos para participarem na organização deste evento. O festival de livros infantis terá como tema “crescer”. Estão previstos 300 concertos, 4 festivais e uma exposição. Haverá algo para todas as idades, para todos os gostos. Todo mês acontece alguma coisa na cidade quando o assunto é cultura.

Será um ano em que a cultura estará onipresente no espaço público, nos teatros, nos eventos. Isso possibilitará encontros com a cultura muito mais frequentes e fáceis. Esta é a capital francesa da cultura: cultura em todos os lugares, para todos, em acessos fáceis e renovados.

Fonte: Lyon tourisme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 17 =