Lojas, comércios, restaurantes, turismo internacional. Macron revela o calendário do desconfinamento

Próximo dia 3 de maio, fim dos atestados

Após a reabertura das escolas no último dia 26 de abril, “abriremos então em quatro etapas. No dia 3 de maio, fim das certidões e restrições de viagens”, explicou o chefe de Estado Emmanuel Macron. Será o fim do limite de viagem dentro de um raio de 10 km e as restrições de levantamento em viagens inter-regionais.

Dia 19 de maio: abertura dos terraços

Lojas, comércios, terraços de bares e restaurantes (com um máximo de 6 pessoas à mesa), espaços culturais reabrem a partir de quarta-feira, dia 19 de maio. O toque de recolher será adiado para 21h00.

Museus, monumentos, cinemas, teatros e salas de espectáculos com público sentado poderão retomar as atividades com um máximo de 800 pessoas no interior, 1000 no exterior. Idem para estabelecimentos de esportes ao ar livre.

Dia 9 de junho: reabertura de cafés e restaurantes fechados

E será nesta data que cafés e restaurantes serão reabertos em ambientes fechados a partir de 9 de junho, quando o toque de recolher passará para 23h00.

É também nesta data que será introduzido o “passe sanitário” para acesso a grandes eventos (até 5.000 pessoas), como festivais, exposições ou feiras. Isso permitirá que os visitantes mostrem que foram vacinados ou tratados como negativos. Este passe de saúde também será a chave para os turistas estrangeiros que desejam visitar o país. Por enquanto, a imprensa regional não divulgou informações sobre possíveis reduções de viagens de franceses ao exterior.

Dia 30 de junho: eventos autorizados com passe de saúde

Eventos com mais de 1.000 pessoas serão autorizados no dia 30 de junho, com passe de saúde, ou seja, mediante apresentação de exame negativo ou certificado de imunidade.

Finalmente, o toque de recolher deve ser suspenso na França.

E com isso, todas as medidas são nacionais, mas podem ser regulamentadas de acordo com as tendências de saúde, departamento por departamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro − 3 =