França: uma nova praia urbana gratuita em Marselha

Marselha vai inaugurar uma nova praia urbana, aos pés do Mucem, muito perto do Porto Velho de Marselha. Acessível gratuitamente, a praia de 3 mil m² será inaugurada em junho deste ano (2024). O projeto é liderado pelo executivo municipal de Marselha que pretende reduzir as desigualdades no acesso aos locais de natação.

Durante todo o verão, a instalação de pontões de madeira permitirá a criação desta zona balnear única, entre o Forte Saint-Jean, o Mucem e a réplica da gruta Cosquer. O projeto será votado na Câmara Municipal, cujo orçamento é de 6,5 milhões de euros para três temporadas.

Uma piscina flutuante para aprender a nadar

“Custa muito menos que uma piscina e também será o dobro em área de natação do que uma piscina olímpica oferece”, argumenta Hervé Menchon, vice-prefeito responsável pelo mar e pelo litoral, especificando “visar 21 de junho” para a inauguração oficial do local.

Um local que não estará sujeito a qualquer medidor de presença.

Nos dois verões seguintes, o local estará aberto do início de junho ao final de agosto. A segunda maior cidade da França já possui várias praias, como a dos Catalães ou a do Profeta, mas elas estão localizadas principalmente no sul da cidade foceia. “Esta cidade está dividida em duas há anos e anos, e o acesso à natação – como escolas, como bibliotecas, como transporte, como muitas outras questões – é um exemplo disso”, lamenta Anthony Krehmeier, prefeito do setor da 2ª. e 3º arrondissements.

Nestes dois bairros há “90 mil habitantes, zero piscinas. Sem adiantar a data, o município especificou que, a médio prazo, será instalada neste local uma piscina flutuante com 1,30 m de profundidade para permitir a aprendizagem da natação.

Fonte: L’Echo Touristique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezessete =