Neste artigo, trouxemos dois bairros de rua para visitar a famosa “arte de rua” em Paris. É um tema bastante procurado, existem tantos outros bairros, mas hoje falaremos apenas de dois deles.
Paris é um museu a céu aberto!
Olhando para cima, para baixo e para os lados também, iremos descobrir peças surpreendentes: emblemáticas de arte com grafite, da cultura hip-hop, colagens poéticas ou até desenhos monumentais que adornam muitas fachadas. Paris respira arte urbana, arte de rua.
De Montmartre a Butte-aux-Cailles, é preciso abrir os olhos, porque cada canto da cidade é um pretexto para a criação e, em muitos lugares de Paris, desenhos coloridos cobrem o concreto.
Então, se o clima é de uma caminhada para descobrir Paris pelo prisma da arte de rua , aqui estão dois bairros que você não pode deixar de explorar quando estiver em Paris.
O 13º arrondissement : Bairro com Desenhos Monumentais
Nos últimos anos, o 13º arrondissement de Paris foi o local preferido dos artistas de rua e hoje se tornou um verdadeiro museu a céu aberto ! Ao redor do metrô nacional, na rue Jeanne d’Arc e no boulevard Vincent Auriol, é possível observar mais de dez desenhos. O artista americano Shepard Fairey produziu vários deles, incluindo um com o lema francês: ” Liberdade, igualdade, fraternidade “.
Ao lado, um mosaico de vários metros de altura representando o médico caprichoso da série de televisão Doctor House é assinado pelo francês Invader .
Em todo o bairro, basta caminhar para encontrar uma obra-prima, como o colossal desenho “Abraço e Luta”, que representa dois homens frente a frente com roupas do século XVIII. , produzido pelo pintor irlandês Conor Harrington.
O Bairro La Villette: Obras de Arte à várias mãos
Rue de l’Ourcq, não muito longe do canal, uma longa parede colorida. Vários artistas do 19º arrondissement o trouxeram de volta à vida, cada um trazendo seu próprio estilo e cores: reconhecemos em particular as máscaras étnicas de DaCruz , os personagens dançantes do grafiteiro Psy ou os retratos luminosos de Marko 93 .
A quinze minutos a pé está o desenho mais longo de Paris, produzido em 2015 na rue d’Aubervilliers . Ao longo de 493 metros, muitos artistas de rua como Kashink, Combo e JonOne homenagearam a afro-americana Rosa Parks, conhecida por se recusar a dar passagem a um branco no ônibus. Uma obra múltipla que propaga um sentimento de paz e de convivência específico deste bairro misto do norte de Paris.
Em Paris, a arte de rua também pode ser vista em museus e galerias. Em longos dias de inverno, nada como se aquecer no Art42 (17º arrondissement), o primeiro museu francês de arte urbana. Outro local que dedica parte de seu acervo à arte de rua e arte urbana: o barco Fluctuart , um local cultural e festivo atracado perto da Pont des Invalides.
Algumas galerias também oferecem um programa de arte de rua, com exposições ricas e diversificadas: o Mathgoth (13º) e Brugier-Rigail (3º), Openspace (11º), Artistik Rezo (11º), Backslash (3º), le Cabinet d ‘ amador (11º), Celal (1º), Itinerrance (13º), ou a galeria Wallworks (10º) e a galeria Magda Danysz (11º).
Visite Paris e a Arte de Rua com um guia
Para saber tudo sobre arte urbana, a melhor maneira é com um guia. Fazer um levantamento dos diferentes bairros da capital na companhia de um especialista e de acordo com o tempo que o turista tem para visitar a cidade. Várias organizações oferecem passeios guiados para explorar as obras de arte de rua da cidade, consulte o Turismo Francês, uma operadora ou agência de viagens especializada para lhe auxiliar. Uma ótima maneira de explorar a cidade e não perder nada da arte de rua parisiense!
Contato: Turismo Francês – contato@turismofrances.com