Bares e restaurantes na França
Já era de se esperar e os últimos anúncios do Primeiro Ministro Jean Castex não foram muito animadores para os proprietários de bares e restaurantes a França: as coisas vão mal e uma reabertura é prevista para meados de fevereiro, ou mais tarde ainda.
A reabertura pode ocorrer até o início de abril
Nesse meio tempo, as estações e resorts de esqui na França travam uma luta com o governo para voltar a funcionar com seus teleféricos e assim tentar salvar parte da temporada de inverno de 2020-2021.
Para os bares e restaurantes, o Primeiro Ministro indicou que o encerramento do fechamento duraria pelo menos até ao final de fevereiro, mas mesmo assim, a previsão mesmo real é que a reabertura de bares e restaurantes não ocorreria antes de meados de março ou mesmo no início de abril de 2021.

Reabertura não é prioridade
Diferentemente do Brasil, onde vemos uma flexibilização maior, estados e municípios acabam tomando direções contrárias e acabam politizando a pandemia em detrimento de poder e em prol da política, na França não é bem assim que a música toca. Por lá, inclusive, não era segredo que donos de restaurantes e lanchonetes teriam que enfrentar seus problemas com paciência, assim como seus clientes. Todos por uma causa maior. A diferença é que lá há o apoio do governo em especial para a manutenção dos empregos, enquanto no Brasil, ultrapassamos 14 milhões de desempregados este mês.
Jean Castex foi claro em uma coisa: a reabertura dessas empresas não é prioridade! A prioridade então é a vida das pessoas.
“ Faremos isso também com donos de restaurantes, donos de bares e casas de esportes. A inauguração será adiada pelo menos até meados de fevereiro ” , disse o chefe de governo.
Seria então uma reabertura para 1º de abril de 2021?
Bem provável, mas Castex afirma que será em fevereiro, então teremos que aguardar ainda um pouco mais os próximos capítulos da novela. Já sabemos entretanto que tudo dependerá dos próximos números, da curva de contágio, das vacinações no país, enfim, outro plano se impõe neste momento e por isso que a reabertura é provavel mais para frente. Tendo em vista o desdobramento da campanha de vacinação e as férias escolares de fevereiro, é razoável pensar que nada acontecerá antes de 1º de abril de 2021. É uma previsão nossa, aguardemos.
Uma Situação difícil para donos de bares e restaurantes
A situação desses estabelecimentos vai ficar dramática a partir de agora, e já estava claro durante os últimos meses, mas a tendência é piorar, mesmo com o auxílio do governo. Prevemos que o período difícil será entre fevereiro e abril, quando essas empresas terão esgotado suas reservas e provavelmente, cerca de 30 a 40% dos bares e restaurantes podem não reabrir. Esse número está estimado, e pode chegar à 50% dos estabalecimentos.
A esperança com a vacinação da população
Como tudo na vida, o auxílio para subsistirem não é o suficiente para reabrirem. Precisa haver um plano para essa reabertura. Para isso, o turismo é fundamental, os turistas do exterior e os locais são ponto importante para essa retomada. Uma campanha de incentivo deve ser lançada e focada no médio e longo prazo, mas também no agora. Difícil tarefa, mas que com planejamento é possível.
Estamos na esperança de que consigam passar por essa tempestade, afinal de contas a vacina já está aqui entre nós, e o povo francês já começou a ser vacinado. É questão de tempo para sairmos desta crise, mais fortes do que quando entramos.