Um ano atípico para todos nós, do turismo. Quando é que iríamos imaginar passar por uma pandemia mundial em 2020, no Brasil e pelo mundo ? A pandemia tomou lugar e “agigantou-se” nos impedindo de avançar com projetos e em especial, com o progresso de nosso país. É necessário então mudanças, novos rumos e projetos.
O Ingresso na Câmara LGBT
André Raynaud, diretor do Turismo Francês – agência especializada em promoção do destino França para o B2B no Brasil – integrou a diretoria da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil na metade do ano de 2019, com esperança de inovar e com diversos projetos em mente para implantar. Alguns se seguiram entretanto, a maioria não foi possível, e foram adaptados devido à Covid-19.
O trabalho desempenhado
Tendo atuado ativamente em duas conferências (2019 e 2020) e alguns outros eventos, Raynaud afirma estar satisfeito com sua atuação.
“Dentro das possibilidades que tínhamos, ainda conseguimos realizar o que foi possível. É bem verdade que poucas empresas e destinos atualmente acreditam nesse segmento, tão promissor e ainda iniciando sua jornada de promoção. O segmento de turismo LGBT acredito, é subestimado. É necessário um grande esforço entre entidades públicas, privadas, associações e empresas do turismo para alavancar os negócios, sem o qual, ainda é muito difícil. Enquanto estive como diretor da pasta de turismo, conseguimos o engajamento de diversas empresas para investir nos projetos (Air France, Rail Europe, Passaggio Car Services, Turismo Francês, CT Operadora, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Mondoramas DMC, Encantos do Jalapão e tantos outros) e isso me faz feliz e realizado. Também nos aproximamos da Federation of Gay Games dos Estados Unidos e da Fondation Fier – Paris 2018 (herdeira dos direitos da Paris Gay Games 2018). Mas ainda há muito para se fazer, e eu continuo a jornada, não mais na Câmara LGBT, mas em outras frentes”, comentou Raynaud.
O turista LGBTI+ e os prestadores “Gay Friendly”
Em artigo que publicamos no mês de agosto de 2019, já assinalávamos que:
“O impacto da homofobia na vida cotidiana das pessoas LGBT e especialmente em sua capacidade de mostrar sua vida como um casal é, portanto, muito importante, especialmente em vítimas de agressão que integram mais do que outros os riscos da vida. E esse pode ser o principal ponto a levar um casal gay ou LGBTI+ a escolher um destino para viagem de férias, lua de mel, enfim. Porém a discriminação infelizmente continua sendo muito presente e penalizadora para turistas gays e cabe à nós profissionais buscar o entendimento, capacitação e formação para atender esse tão especial público.O turismo gay é um pequeno Lord Voldemort. Todo mundo fala sobre o assunto, mas não podemos dizer o nome dele! “
Novos players acreditando no turismo LGBTI+
O mercado do Turismo LGBTI+ no Brasil tem crescido bastante ao longo dos últimos anos. A prova dessa afirmativa é que hoje, se fala muito mais abertamente sobre esse segmento em palestras e seminários próprios ou não, evento de turismo, os hotéis e redes hoteleiras e as pousadas se posicionam cada vez mais como “gay friendly” assim como as operadoras de turismo e as agências de viagens se especializam cada vez mais sobre o tema.
“Um trabalho de formiguinha, que tenho orgulho de ter participado neste um ano de diretoria, trabalho voluntário em prol da comunidade … “ afirma Raynaud.
Novos produtos surgem nas prateleiras das agências, e isso é fruto de um trabalho, em especial, de muito tempo da IGLTA, que vem atuando no mercado brasileiro há anos, incentivando os profissionais à acreditar no segmento, mas também de profissionais e empresas como a Revista ViaG , o Forum de Turismo LGBT e a própria Câmara de Turismo LGBT do Brasil, entre tantos outros.
E agora, quais são os próximos passos ?
Em entrevista ao blog R4PBrazil, Raynaud explica:
“No final do mês de novembro passado, em uma reunião via web com a diretoria da Câmara, apresentei meu pedido de desligamento, por diversos motivos … o principal é que tenho novos projetos para me dedicar, em minha vida pessoal e profissional. Minha agência de promoção e viagens Turismo Francês atravessa muito bem a pandemia, estamos com bons projetos em vista e preciso me dedicar à eles,” explicou Raynaud.
Agradecimentos
André Raynaud ainda agradeceu:
“Não poderia deixar de agradecer à diretoria da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil por essa experiência única. Comandar a pasta do Turismo por este período, de agosto de 2019 à novembro de 2020, me possibilitou conhecer novas pessoas, relacionamentos profissionais e entender melhor o funcionamento de uma entidade sem fins lucrativos, com uma luta diária pelos ideais e projetos em prol do turismo LGBTI+ no Brasil e pelo Mundo. A França é naturalmente um destino friendly e nós continuaremos a promover o turismo LGBTI+, com nossos parceiros e associados do Turismo Francês.” finalizou Raynaud.
Para entrar em contato com André Raynaud, envie um e-mail para contato@turismofrances.com ou pelo WhatsApp (+55)(11) 95864-4441.
- Website: www.turismofrances.com
- YouTube: www.youtube.com/TurismoFrances
- Blog do Turismo Francês: www.r4pbrazil.com
- Twitter do Turismo Francês: www.twitter.com/FrancesTurismo
- Facebook , Instagram