Uma grandiosa construção, controversa porém necessária
Com o fechamento do Grand Palais para obras entre dezembro de 2020 e março de 2023, o Grand Palais Ephémère, um edifício temporário de 10.000 m² , foi erguido no Champ-de-Mars desde o início de 2021.
Projetado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte e produzido pela empresa GL Events, servirá de revezamento para a nave mãe, o Grand Palais receber eventos, como o FIAC ou o Saut Hermès, até os Jogos Olímpicos de 2024.
A estrutura do edifício em forma arqueada, um verdadeiro feito técnico, é modular e feito de materiais duráveis. No interior e térreo, pode acomodar 5 semirreboques, enquanto no 2º andar, uma magnífica varanda da recepção de 500 m² oferece vista para a Torre Eiffel. Ao todo, o Grand Palais Ephémère pode acomodar até 9.000 pessoas.
Sua localização estratégica
Atualmente em construção no Champ-de-Mars (7º arrondissement), entre a Escola Militar de um lado e a Torre Eiffel do outro, a bela estrutura se afirma decididamente como modelo de infraestrutura temporário, mas ainda assim duradouro.
No coração de um vasto terreno paisagístico, a vitrine da Dama de Ferro e anteriormente o teatro das Exposições Universais, a construção do Grand Palais Ephémère iniciou dia 15 de julho do ano passado.
Muitos não queriam a construção
Obviamente os residentes e usuários do Champ-de-Mars lançaram suas forças na batalha contra a exploração comercial e por eventos do local, mas perderam.
Erguido na Place Joffre, de frente para a Torre Eiffel, este imponente edifício – 20 metros de altura e 10.000 m 2 de área – sediará os eventos culturais e esportivos normalmente organizados no Grand Palais. Com efeito, este segundo fechará as portas no final de fevereiro de 2021 para obras de restauro previstas até 2024-2025 com um orçamento de 466 milhões de euros e por isso era necessário outro local para exposições e eventos.
Grandes eventos acontecerão no Grand Palais Ephémère
Feira Internacional de Arte Contemporânea (FIAC), Jogos Olímpicos e Paralímpicos e desfile de moda Saut Hermès e Chanel: uma versatilidade “histórica e visionária” para um orçamento de 40 milhões de euros.
O futuro do Grand Palais Ephémère
Em 2024, o Grand Palais Ephémère receberá as competições de judô e luta livre dos Jogos Olímpicos.
O blog R4PBrazil em parceria com o Turismo Francês irá programar diversos grupos para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Caso você queira mais informações, envie um e-mail para o Turismo Francês no contato@turismofrances.com ou pelo Whatsapp +55 11 95864-4441. Consulte o website www.turismofrances.com