Muito se fala em pesquisa e novas tendências para o futuro das viagens. Então já que é o tema do momento, não podíamos deixar de ajudá-lo e neste artigo resolvemos trazer uma pesquisa séria, com um levantamento atual sobre as perspectivas para o turismo a médio e longo prazo e quais são os novos segmentos de clientes no pós-pandemia.
Nós já sabemos que no contexto atual, o comportamento dos nossos clientes viajantes já não é mais o mesmo e aí é que entra a empresa britânica Go Inspire, para traçar uma segmentação com base nos novos hábitos dos turistas.
Esta segmentação pode inspirar organizações de gestão de destinos, hoteleiros, operadoras de turismo, agentes de viagens e qualquer outra organização de turismo a implantar campanhas promocionais, por exemplo. Ajuda as pequenas agências à entender o tipo de cliente que terão em breve e também os grandes players (operadoras) que terão de se adaptar à essa nova demanda.
A pandemia de COVID-19 está afetando turistas e a forma como eles viajam, isso nós já sabemos. Mesmo que prometa ser temporário, sua passagem pode levar a novos comportamentos que podem persistir. E assim mesmo, ainda nem sabemos quando iremos retomar a vida de antes, ou se um dia conseguiremos.
Muitos estão tentando detectar essas mudanças rápidas na hora, analisando dados recentes de consumidores online ou bolando enquetes sem um fundamento ou direção de pensamento. Lembro que, por exemplo, a segmentação do viajante é baseada em características como idade, renda, status familiar ou educação. E é aí que a « porca torce o rabo » pois em circunstâncias extraordinárias, novas variáveis, como sensação de segurança e confiança em um destino, ganham importância.
Diante dessa necessidade contemporânea de sempre entender melhor os turistas, a consultoria de marketing britânica Go Inspire se dedicou à uma pesquisa, publicada recentemente (outubro de 2020), que oferece sete novos segmentos de clientes pós-pandemia com base na análise do comportamento de compras online de mais de cinco milhões de consumidores em todo o mundo, desde 2019.
Os segmentos apresentados a seguir mostram a maneira como as empresas olham para seus clientes. Go Inspire também oferece recomendações gerais de marketing para cada tipo de cliente. Observe que esta segmentação não é ” o milagre ou a grande receita ” mas é sim um caminho.
Claro, deve ser adaptado ao perfil da sua empresa e basear-se nos próprios dados do cliente. Para nós então representa uma perspectiva analítica interessante para a nossa recuperação.
Você já pensou nos novos comportamentos de compra de seus clientes?
O Viajante pós-pandemia |
Definição |
Os veranistas habituais | Este viajante gasta o mesmo que antes da pandemia, as restrições sanitárias não lhe trazem receios ou medos e eles reservam o mesmo tipo de viagens que antes da pandemia. |
O Viajante nervoso | Ele gasta como sempre, mas um pouco menos que antes. Viajará para outros tipos de destinos e de férias. Também aceitaria fazer curtas viagens e assim o turismo local, pelo nervosa de pegar avião. |
Férias sabáticas de verão | Esses consumidores não mudaram seu jeito de viajar, simplesmente fizeram uma « pausa » durante a pandemia e deixaram de gastar. Estes representam prossivelmente 50% dos casos estudados, mas é difícil saber agora se trata-se de um segmento efêmero ou se permanecerá como está no longo prazo. |
Os turistas temporários | Esses viajantes estiveram uma só vez no destino e claro, de maneira exceptional. Eles não têm a intenção de retornar. |
Os novos amigos cinco estrelas | Viajantes que visitaram por algum motivo o destino e gastaram bastante. Representam uma forte clientela em potencial de retorno. |
Os excursionistas | São aqueles que não reservam noite de hospedagem, mas mantêm o mesmo gasto de antes da pandemia e estão abertos a novos destinos. |
Os tradicionais | São aqueles que pararam de viajar durante o confinamento, e quando retornarem, irão preferir férias que conhecem, tradicionais, sem muitas surpresas. Até mesmo em família, por exemplo. Com pessoas que conhecem e se sentem seguras. |
Fonte: Go Inspire. “ Viagem de descoberta. Post Pandemic Travel Profiling Study: Towards a new segment for travel marketers ”, relatório online, outubro de 2020.
GO INSPIRE é o principal parceiro de desempenho de marketing e comunicação do Reino Unido.
Especializados em comunicações com clientes de todos os tipos, atendem empresas e organizações líderes em todos os setores de negócios.
Com experiência em comunicações digitais e impressas em todo o ciclo de vida do cliente. Na verdade, com uma combinação única de pensamento inteligente, análise de dados, tecnologia inovadora e ótimas pessoas, o que os permite oferecer a cada cliente soluções superiores com serviços e resultados incomparáveis.
Com mais de 500 colaboradores, 1000 campanhas realizadas em 2019, £ 20milhões de investimento em novas tecnologias e um volume anual de £ 80milhões de negócios.outubro de 2020.
Procure sempre um profissional e/ou empresa séria, competente e que possa lhe orientar com informações precisas sobre o mercado, Seu agente de viagens ou operadora de sua preferência.