Algumas informações e dicas sobre Marseille

Marseille, foi uma das cidades que recebeu jogos da Copa do Mundo de 98 na França. Em 2006 teve um aumento significativo no número de quartos já prevendo um crescimento planejado de turistas nos anos a seguir. No ano de 2007 foi a cidade que recebeu a copa do mundo de Rugbi e em 2012 inaugurou o Parque Nacional das Calanques, o 1º parque urbano da Europa. No ano de 2013 consagra-se como a Capital Européia da Cultura. Realmente trabalhou muitíssimo para alcançar este título.

Neste mesmo ano Marseille foi eleita pela New York Times o 2º destino mundial a ser visitado. Já em 2015, o Mucem recebeu o prêmio do museu, do Conselho da Europa e foi eleita a 2ª cidade para congressos na França. Este museu, desde 2013 já recebeu pouco mais de 3 milhões de visitantes.

Trata-se da cidade mais business friendly, segundo a revista l’Expansion & l’Entreprise e a  Top 5 mundial das cidades costeiras, de acordo com a National Geographic.

Em 2016, foi eleita pela Top 5 das cidades francesas preferidas pelos europeus de acordo com Trivago. Este ano eleita Capital Europeia dos Desportos e no futuro, em 2024, será a cidade anfitriã das provas de iatismo se Paris for selecionada como cidade sede dos Jogos Olímpicos.

Alguns números de Marseille:

– 8.5 milhões de passageiros ao ano;
– 36 companhias aéreas atendem Marseille;
– Mais de 100 destinos no mundo e;
– Mais de 140 voos diários.

Segue abaixo dicas para visitar Marseille em 3 dias:

1º DIA

Manhã : Visita da Basílica de Notre-dame de la Garde para desfrutar de uma vista panorâmica de Marselha. Em seguida, excursão de barco rumo ao Castelo de If e às ilhas de Frioul ou rumo ao Parque Nacional das Calanques. Atenção, não dá para fazer os dois, tem que escolher um dos passeios.
Tarde : Visita do Mucem, Musée National des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée (Museu Nacional das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo) e, em seguida, descoberta do Panier, o mais antigo bairro de Marselha, e de todos os seus monumentos: a Catedral da Major e a Vieille Charité com suas lojas de artesanato.
Noite : Um restaurante próximo do Velho Porto e, para prolongar a noite, nada melhor do que festejar no Velho Porto ou num dos chamados rooftops (coberturas) na Friche Belle de Mai ou nos Terraços do Porto.

2º DIA

Manhã : Caminhar pela mítica Canebière até o Palais Longchamp onde se situa o Museu de Belas Artes. Em seguida, visita do mercado de peixes no Velho Porto no coração da cidade. Saborear um bom pastis (bebida típica feita com anis) ou uma taça de vinho rosado da Provença antes de ir almoçar no Velho Porto.
Tarde : Visita da Nova Marselha no bairro Euroméditerranée e dos seus espaços comerciais trendy e lifestyle : Os Terraços do Porto ou Docks Village.
Visita de uma loja de sabonetes de Marselha e atelier de criação para confeccionar o seu próprio sabonete.
Noite : Degustar uma deliciosa bouillabaisse (prato típico feito com peixes locais) num restaurante na Corniche, estrada à beira do mar ou no pequeno porto de pesca de Vallon des Auffes, localizado a alguns minutos do centro da cidade.

3º DIA

Manhã : Visita da Cidade Radiante de Le Corbusier inscrita no patrimônio mundial da UNESCO em 2016, e do Velódromo Orange no sul da cidade.
Tarde : Passeio ou mergulho no Parque Nacional das Calanques para aproveitar das praias, do mar e do sol! Ou visita do Castelo Borely, Museu das Artes Decorativas e da Moda próximo das praias do Prado, ou ainda, do Museu de Arte Contemporânea [mac].
Noite : Saborear alguns petiscos de uma das feiras alimentares cobertas do centro da cidade, ou deliciar-se com as especialidades provençais de um dos vários restaurantes localizados na Cours d’Etienne-d’Or, próximo do Velho Porto, ou nos inúmeros portos de pesca menores de Marselha.

Um Hotel que já fiquei em Marseille é o Mama Shelter Mrseille. Tem preços convidativos, o Hotel é moderníssimo e o bar do Hotel, localizado logo em frente à recepção é um “point” na cidade. Fica aberto à passantes e todas as noites tem um DJ tocando. Um top da cidade.

O que mais tem para visitar: Excursões na Provença !
– Degustação de vinhos em Cassis ou Aix-en-Provence;
– Os campos de lavanda e os mercados provençais;
– O Parque natural regional de Camarga, com seus cavalos e touros;
– O Palácio dos Papas, em Avignon;
– Arles, a cidade antiga;
– O Castelo de Baux de Provence as Carrièresde Lumières;
– A Ponte do Gard.

Procure sempre uma agência especializada e/ou  uma operadora de turismo para suas viagens e aproveite.

Fonte: Marseille Tourisme.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + três =