Bordeaux: vinho, gastronomia, cultura e família

Bordeaux, região e formada por 27 comunas e incluindo Bordeaux Centre são 28 ao total. Localizada no sudoeste da França, 4ª capital do país com aproximadamente 800 mil habitantes a cidade é reconhecida mundialmente pela sua arquiterura e vinho.

Cidade urbana, gastronomia de altíssima qualidade, influencia o sudoeste da França com sua beleza e  seus patrimônios tombados pela UNESCO.

O lugar mais mágico da cidade é o “Vieux Bordeaux”, pequenas ruas, praças com suas casas com as portas e suas “petites masques” no alto das portas. Sua função original era afastar os maus espíritos, para que eles não entrassem no lar. Eles são frequentemente afixados no alto das portas do lado de fora ou no alto do arco da porta.

Ainda em Bordeaux, temos « La cité du Vin », claro não podemos deixar de lado a arquitetura contemporânea e a base submarina que irá inaugurar no próximo dia 10 de junho. Local magnífico de projeção digital, já escrevemos à respeito em outro artigo. Leiam aqui.

E também existem Castelos acessíveis em Bordeaux para visitação, você sabia ?

« Palais Galien » é um local excepcional, é a dica que deixamos aqui hoje para visitar quando estiver em Bordeaux. Ruínas urbanas, apesar do nome, o Palácio Gallien (‘Palais Gallien’ em francês) não é um palácio, mas um anfiteatro Gallo – Romano. Ou melhor, o pouco que resta dele. O edifício foi destruído voluntariamente após a revolução francesa. Nos tempos medievais, os remanescentes eram considerados os de um palácio construído pelo imperador Carlos Magno para sua esposa Galine e o nome ‘Palais Gallien’ de alguma forma ficou preso. Atenção, no inverno não há visitas guiadas. Nesse anfiteatro podiam-se acomodar cerca de 20.000 pessoas. Espaço verde, preservado em suas ruinas e história. Mágico para se descobrir. A dica é passar antes no escritório de turismo ou consultar o Turismo Francês para agendar uma visita guiada.

‘Cap Sciences’ é o lugar com exposições para a famílias em especial para as crianças, é um passeio para a família toda, inclusive para os adultos, em pleno centro da cidade. Este local está incluso no city-pass oferecido pelo Escritório de Turismo de Bordeaux. Este passeio ainda tem como vista as margens do Garone, quer mais ?

Bordeaux tem um dos maiores complexos urbanos registrados na UNESCO e a cidade é frequentemente apelidada de Little Paris devido ao seu rico patrimônio arquitetônico e se destaca pelas iniciativas em torno do turismo sustentável. Consulte o Turismo Francês para saber mais à respeito.

Muitas outras possibilidades de escapadas a menos de uma hora de Bordeaux, e ainda perfeitas no verão estarão emo nossos próximos artigos, como a Arcachon e Saint Emilion.

Consulte sempre um profissional, agente de viagens ou operadora especializada ou ainda o Turismo Francês para lhe auxiliar na organização de sua próxima viagem à Bordeaux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =