Nova linha de Tramway entre o aeroporto e Bordeaux será lançada em 6 meses

A abertura da nova linha de bonde para o aeroporto de Bordeaux Mérignac é iminente, será daqui a seis meses oficialmente inaugurada, assim esperamos. Mais alguns meses de paciência e a vida dos viajantes finalmente ficará mais fácil na capital dos vinhos. Não haverá mais a necessidade de pegar ônibus ou táxi para chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto, ou vice-versa. Mas grandes dúvidas surgem com grandes mudanças também.

Espera-se um atendimento de 6.500 viajantes por dia

Esperada há anos, esta nova linha de bonde deve transportar mais de 6.500 passageiros diariamente. O aeroporto estará a apenas 35 minutos do centro da cidade com frequência de bonde a cada quinze minutos. Isso é exatamente o que a cidade de Bordeaux precisava para melhorar sua rede de transporte.

São cerca de 10 quilômetros de trilhos que foram instalados, após a estação “Quatre chemins” de Mérignac, para chegar ao aeroporto. Em breve serão inauguradas cinco novas estações de bondes, três garagens de bicicletas e um parque de revezamento.

Quanto custou? 100 milhões de euros

O canteiro de obras faraônico começou em 2019. Com todas as infraestruturas, as ciclovias e um cruzamento especialmente construído do anel viário, o valor da obra é de 100 milhões de euros .

Um investimento colossal, mas necessário, segundo a administração local. Uma metrópole de 28 municípios, que em breve ultrapassará um milhão de habitantes, não poderia mais ter um aeroporto tão mal atendido. Seja para os locais que viajam ou para os turistas de todo o mundo que visitam Bordeaux, a ligação entre o centro da cidade e o aeroporto sempre levava muito tempo, gerando uma má experiência logo no início da viagem.

Isso agora é história do passado ! Os últimos trilhos estão sendo colocados. A previsão é que os primeiros passageiros usem o novo bonde até abril de 2023 .

O bonde irá desobstruir o anel viário

Com a extensão da linha A do bonde até o aeroporto, Bordeaux Métropole deseja desenvolver este transporte público no território. O objetivo deste projeto é aliviar o congestionamento na estrada da circunvalação através da redução do número de automóveis, proporcionar infraestruturas para ciclovias ​​de qualidade e criar uma oferta completa que combine todos os modos de transporte.

Os primeiros comboios vão circular em meados de janeiro para permitir a realização de testes técnicos. Esta nova linha de bonde revolucionará o transporte em Bordeaux!

Ficam perguntas como qual o horário de funcionamento do tramway, por exemplo, para viajantes com voos muito cedo ? As linhas de ônibus continuarão funcionando ? O tempo para fazer o trajeto, que hoje é de mais de uma hora, será efetivamente reduzido ? As linhas de ônibus, com a chegada do Tramway, serão reduzidas ?

Quer saber mais sobre Aquitaine e Bordeaux ? Então, se vai programar uma viagem para este destino, lembre-se de consultar a Agência de Promoção e Viagens Turismo Francês® by André Raynaud, especializada no destino. Acesse www.turismofrances.com ou entre em contato pelas redes sociais ou ainda +55 (11) 2337-1894 ou via WhatsApp +55 (11) 95864-4441.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + catorze =