Ao menos regionalmente, a Air France e a SNCF anunciaram esta semana, que houve uma retomada das reservas, desde os últimos anúncios do governo no final de novembro e o último dia 10 de dezembro.
Quais anúncios?
Os anúncios de desconfinamento à partir da última terça-feira, dia 15 de dezembro, oferecendo assim a possibilidade para os franceses de viajar novamente. Relacionamos alguns pontos deste últomo pronunciamento em um artigo no dia 11 de dezembro, leia aqui. Este retorno, mesmo que à passos largos e precisos, têm permitido às agências de turismo experimentar uma real recuperação em suas reservas.
A recuperação já se faz sentir, de acordo com depoimentos de empresas de turismo, isso é muito positivo. Recentemente em uma videoconferência organizada pelas agências de viagens (EdV), os players do setor fizeram um balanço, nesta terça-feira, das reservas efetuadas para dezembro de 2020. Aqui estão os resultados.
Air France
Na Air France, se a viagem de negócios ainda está em dificuldades, a parte de lazer, vê as reservas subirem desde os anúncios do presidente Emmanuel Macron do dia 24 de novembro. “No médio prazo, continua tímido é claro, mas registramos +50% de reservas após os anúncios de desconfinamento. Essencialmente na África, com um aumento constante e estável, e em departamentos e territórios ultramarinos, onde houve uma explosão de reservas”, relata Émilie Boucard, diretora de vendas da Air France. Assim, no dia 24 de novembro, as novas reservas dobraram, antes de vivenciar o mesmo fenômeno após os anúncios de 10 de dezembro, data em que foi confirmada a possibilidade de viajar a partir do dia 15.
Mas é claro, uma retomada pelo lado doméstico, a recuperação está definitivamente aí para a companhia aérea. “Mas a tendência é um pouco diferente. Houve um efeito no dia 24 de novembro, com a duplicação das reservas, e um aumento nas vendas após a nossa comunicação sobre a nossa capacidade triplicada no mercado interno. Mas os anúncios de 10 de dezembro não tiveram um impacto notável ” , explica Émilie Boucard. No último dia 25 de novembro, um dia após o anúncio do presidente, nós publicamos aqui no blog artigo falando sobre as novas rotas da Air France para estas férias de inverno.
SNCF
Se a SNCF também registrou um ano “muito ruim” , -50% em relação a 2019 (e -68% na parte comercial), os anúncios de desconfinamento também tiveram efeitos positivos. “O plano de transportes voltará ao normal no Natal” , garante Guillaume Confais, Diretor de Agências e Vendas. Sobre as tendências para janeiro, o profissional vê uma recuperação no curto prazo. Para isso, a empresa ferroviária pretende, em particular, “avançar na vertente ambiental, com uma verdadeira carta de jogo” . No lado das viagens de negócios, as pequenas e micro empresas assumiram um peso bastante significativo, com uma queda muito menor nas reservas do que nas grandes empresas.
É uma retomada cautelosa, claro, tendo em vista a segunda onda de contaminação que passa por diversos países da Europa. Mas com responsabilidade, é claro, para também dar uma sobre vida para as agências que já não aguentavam mais as portas fechadas.
Um destino que está, por exemplo, entre os top 20 para os franceses neste inverno europeu é a República Dominicana. Outros estão nessa lista, escreveremos em breve. Bom, que tenhamos nós também por aqui ume recuperação rápida, gradual e eficiente.